Uma operação deflagrada pelo 39º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Prefeitura de Belford Roxo, mobilizou diversas equipes no Complexo do Castelar com o objetivo de frear atuação criminosa.
O planejamento da operação se baseou em informações levantadas pelo setor de inteligência do próprio batalhão (P/2) e em denúncias fornecidas pela Prefeitura, através do Linha Direta do Canella. Esses dados apontavam para a ocorrência de atividades criminosas no interior do complexo, incluindo o armazenamento e a distribuição de drogas, a ocultação de armas e equipamentos táticos, e a presença de lideranças da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Durante o avanço tático coordenado pelas forças de segurança, foram localizados e apreendidos
01 pistola Glock 9mm com a numeração suprimida
01 revólver calibre .38
01 bloqueador de sinal GPS
Diversos aparelhos de radiocomunicação (HTs)
Uma quantidade significativa de cocaína, maconha e crack, já embaladas para comercialização
Na operação, oito indivíduos foram presos. Eles foram encaminhados para a 54ª Delegacia de Polícia (DP) de Belford Roxo, onde as medidas legais cabíveis foram tomadas.
A ação estratégica contou com a participação de equipes do Grupo de Apoio Tático (GAT), das Patrulhas Táticas Móveis (PATAMOs) da 2ª e 3ª Companhias, e da Seção de Inteligência (P/2) do batalhão. A operação foi conduzida sob o comando de oficiais da unidade, em estrita observância às diretrizes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1 635 e à legislação pertinente para atuação em comunidades consideradas sensíveis