Desativados desde novembro do ano passado, os exames laboratoriais voltaram a ser feitos na Policlínica Neuza Brizola. A unidade, que atende cerca de 400 pessoas por dia, faz em média 250 exames por semana. É necessário que o paciente obtenha uma autorização no Complexo Regulador de Saúde. A unidade conta ainda com o Programa de Combate ao Tabagismo.
O gerente da Policlínica Neuza Brizola, Avelino Ribeiro, destacou que os exames são importantes para um diagnóstico médico mais consistente. “É fundamental termos este tipo de serviço na policlínica para agilizarmos os diagnósticos”, resumiu o gerente, destacando o bom trabalho desempenhado pelo secretário de Saúde Eduardo Feital e pelo prefeito Márcio Canella.
Consultas e exames no mesmo local
Para fazer o exame é necessário que a pessoa esteja em jejum. O atendimento é de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. Entre os exames feitos estão: hormônios, urina, fezes e sangue, entre outros. O resultado é liberado em 20 dias. “A procura é boa e a reativação é um benefício para a população, que pode se consultar e fazer exames no mesmo local”, frisou a enfermeira Marcelle Sarmento, ao lado de Pauliane, Débora. Kátia e Nathália, pessoal responsável pelos exames.
Inscrições para quem quer parar
de fumar começa dia 20
A Policlínica Neuza Brizola conta também com o Programa de Combate ao Tabagismo, idealizado em 2017, que funciona em diversas unidades de saúde do município, e cujo objetivo é fazer com que as pessoas parem de fumar, evitando assim problemas de saúde. No dia 20 de maio serão abertas inscrições para novos grupos na Policlínica. É necessário levar o cartão do SUS. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco mata, em média, um milhão de pessoas por ano.
Tabagismo causa dependência
A agente de combate às endemias Denilce Marins explicou que na Policlínica Neuza Brizola, onde o programa também é aplicado, são formados de 4 a 5 grupos por ano para as reuniões onde ela explica que o tabagismo é uma doença e causa dependência.
"Na última reunião, uma pessoa que consegue ficar 24 horas sem fumar é encaminhada para pegar os adesivos e a goma para iniciar o tratamento. O acompanhamento é feito durante um ano", destacou Denilce, que tem a colaboração do também agente de combate às endemias Luiz Carlos Vaz.