DUQUE DE CAXIAS — Sete foram presos e um suspeito morreu em confronto durante a primeira fase da Operação Eclipse, deflagrada neste sábado (26) pela Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar. A ação foi direcionada ao desmantelamento de uma quadrilha especializada em roubos de veículos que atuava em diversos municípios da Baixada Fluminense.
O principal ponto da investida ocorreu na comunidade do Corte Oito, em Duque de Caxias, onde um homem apontado como foragido da justiça e com quatro anotações criminais morreu após entrar em confronto armado com os agentes durante o cumprimento de mandados.
De acordo com a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Baixada Fluminense (DRFA-BF), três dos principais alvos da operação foram capturados: João Guilherme Conrado Borges, conhecidos pelos vulgos de Cara Preta, FL e Pará. As investigações apontam que o trio integra uma facção criminosa baseada na comunidade Caixa d'Água, em Belford Roxo, sendo suspeito de uma série de assaltos violentos na região — incluindo registros em que o grupo chegou a roubar ao menos 18 motocicletas em um único dia.
Além das prisões e do confronto, os policiais realizaram incursões em pontos de venda de entorpecentes identificados no percurso, resultando na apreensão de uma grande quantidade de drogas.
O balanço oficial da operação contabilizou ainda o recolhimento de duas pistolas calibre 9 mm, carregadores, um simulacro de arma de fogo, quatro motocicletas e dois automóveis utilizados nas ações criminosas. As investigações continuam para identificar outros integrantes do esquema de receptação e desmanche de veículos na região metropolitana.
