Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Cedae anuncia Investimento de R$ 84 milhões para melhorar abastecimento de água em Belford Roxo

quarta-feira, agosto 16, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

“Daqui a um ano o abastecimento de água estará normalizado em todas as residências e estabelecimentos de Belford Roxo”. A promessa foi feita pelo presidente da Cedae, Jorge Briard, durante audiência pública realizada na última terça-feira (15/08), na Câmara Municipal. De acordo com a empresa, o investimento de R$ 84 milhões faz parte do Programa de Abastecimento de Água que beneficiarão cerca de 300 mil moradores dos mais de 30 bairros da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento, Belford Roxo tem hoje cerca de 48% (144 mil residências) sem água (ou com abastecimento precário) e sem rede de esgoto. Durante o evento, os vereadores aprovaram o Plano Municipal de Saneamento.


Briard salientou que as obras pararam em Belford Roxo por problemas da empresa ganhadora da licitação, mas a segunda colocada já recomeça o trabalho na próxima segunda-feira. “Metade da obra está pronta. Acredito que daqui a um ano a outra metade seja concluída para normalizarmos de vez o abastecimento de água no município”, concluiu o presidente da Cedae, estacando a parceria feita com a Prefeitura.

As intervenções da Cedae estão divididas em cinco sistemas (Graça, Belford Roxo, Retiro Feliz, Lote XV e Jardim Meu Retiro e preveem a construção de reservatórios, três quilômetros de adutora, oito travessias (tubulações sobre rios), três boosters (conjunto de bombas que regulam a pressão na rede de abastecimento) e 68 quilômetros de rede de distribuição.

Problema se arrasta há mais de 50 anos

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento, Jorge Soares Braga, o Jacoginho, explicou que a Lei Federal 11.445 aborda o conjunto de serviços de abastecimento público de água potável; coleta, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários; e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. “Com a aprovação do Plano Municipal de Saneamento teremos mais condições de captarmos recursos com o governo federal para investirmos em um desenvolvimento sustentável de Belford Roxo. O prefeito Waguinho (Wagner Carneiro) é ousado, pois está enfrentando um problema que aflige a cidade há mais de 50 anos. O importante é que depois de a Cedae concluir a obra, cada bairro e sub-bairro do município terão o abastecimento de água normalizado”, finalizou o secretário.

Destacando a importância da água para a vida, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, lembrou que em pleno século 21 ainda há esgoto a céu aberto e locais sem água. “Estamos lutando para melhorar esta situação, pois Belford Roxo está avançando no caminho certo”, resumiu. “É inadmissível uma cidade com mais de 500 mil habitantes, como Belford Roxo, ter dificuldade com o abastecimento de água. Esse problema tem que ser resolvido”, emendou o secretário municipal da casa Civil, Márcio Canella.

A obra da Cedae beneficiará diversos bairros, destacando-se: Centro, Graça, Santo Antonio da Prata, Santa Maria, São Vicente, São Bernardo, Barro Vermelho, Nova Piam, Piam, Heliópolis, Areia Branca, Bom Pastor, Jardim Redentor, Santa Amélia, Santa Tereza, Vila Pauline, Parque Amorim, Vale do ipê, Jardim dos Pinheiros, Parque São Lucas, Jardim Brasil, Jardim do Ipê, Parque Colônia, Parque São José, Roseiral, Maringá, Parque Suécia, Vasco, Meu Retiro, Parque Floresta, Santa Marta, Parque Esperança, Wona e Jardim Gláucia. 

A audiência pública contou com a participação de secretários municipais, vereadores, estudantes do curso de meio ambiente e representantes da sociedade civil organizada.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar