Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Montanhistas da Baixada Fluminense exploram belezas naturais da região

sábado, agosto 12, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada

Um fenômeno da natureza promete atrair os olhares de milhões de pessoas ao redor do planeta. Trata-se da chuva de meteoros Perseidas, que este ano acontece entre os dias 23 de julho e 22 de agosto, mas que terá seu ápice na madrugada deste sábado para domingo (momento em que uma maior quantidade de meteoros poderá ser observada). E quem não quer perder a oportunidade de contemplar as chamadas estrelas cadentes são os Caçadores de Emoções, um grupo de montanhistas da Baixada Fluminense que explora montanhas e cachoeiras da região e dos quatro cantos do Estado do Rio de Janeiro.

Neste sábado, o grupo irá escalar o Escalavrado, uma das mais bonitas formações da Serra dos Órgãos, localizado ao lado do Dedo de Nossa Senhora e do Dedo de Deus. O cume está a 1.406 metros do nível do mar, e a “escalaminhada” vai exigir bom preparo físico e máxima atenção dos participantes.


“Escalar o Escalavrado significa testar corpo e mente, pois é uma montanha que cobra os efeitos da altitude e a serenidade de vencer um passo de cada vez. Será uma missão árdua e lá em cima uma nuvem poderá mudar todo o planejamento, mas nosso objetivo é chegar ao cume”, explica o montanhista Alex Guimarães, líder dos Caçadores de Emoções.


Assim como o Dedo de Deus e ao contrário do que muitos imaginam, o Escalavrado pertence à área territorial de Guapimirim, ainda na Baixada Fluminense, e não a Teresópolis. Localizado aos pés da BR-116, o Escalavrado é o lugar ideal para quem desejar ver a chuva de meteoros Perseidas.

“Vamos iniciar a subida por volta das 21h de sábado. A escalaminhada, que nada mais é que uma caminhada com alguns trechos de escalada, deve levar de quatro a seis horas, por conta da falta de luz natural. Iremos contemplar a natureza e confraternizar, para depois fazer uma descida de três a cinco horas ao amanhecer”, detalha Alex.

Próximo destino será em Magé

Os Caçadores de Emoções fazem, em média, duas atividades por mês. Grande parte delas é aberta a qualquer pessoa que queira se aventurar, sem exigência de algum tipo de experiência. Os interessados em conhecer os próximos destinos do grupo de aventureiros podem procurar a página Caçadores de Emoções, no Facebook, e se inscrever nas atividades.

No dia 10 de setembro, 30 caçadores poderão participar da Missão Cachoeira Véu da Noiva, no município de Magé, na Baixada Fluminense. Trata-se de uma das maiores quedas d’água do Brasil em meio a um paraíso protegido pela mata atlântica. Lá, o grupo fará um rapel de 50 metros em rocha.
Em setembro, os Caçadores farão rapel na Cachoeira Véu da Noiva, em Magé Caçadores de Emoções/Divulgação

Em 2017 os Caçadores de Emoções já exploraram locais como a Cachoeira da Macumba, em Itaipava, a Cachoeira do Mendanha, em Campo Grande, o Costão da Urca, o Parque Municipal Natural Montanhas de Teresópolis, além de destinos mais afastados da região metropolitana, como Resende e Barra Mansa.

Centro de Treinamento irá difundir o esporte

O grupo de montanhistas Caçadores de Emoções surgiu em 1995, fundado por Alex Guimarães. Dezoito anos depois, em 2013, Alex criou o Centro de Treinamento de Esportes de Aventura Vitalino Rodrigues Guimarães, uma homenagem ao pai, que havia falecido. O C.T., situado em Duque de Caxias, era um ambiente apenas para pessoas da família de Alex, mas este ano ele pretende abrir o espaço para jovens carentes.

“Vamos dar mais um pequeno passo para o futuro, abrindo as portas do C.T. para pessoas como nós, que buscam, acima de tudo, deixar um mundo melhor do que encontramos. Será o nosso ‘quartel general’, onde teremos a morada dos Caçadores, a Escola de Montanhismo, o Projeto Moleque de Vila”, revela o líder dos Caçadores de Emoções, que sonha tão alto quanto o os picos das montanhas que explora com seu grupo. “Este é só o começo, pois temos ainda muitas ideias para este espaço que tem como objetivo principal a união de valores e princípios de vida”, finaliza.

Reportagem; Raphael Bittencourt
via: Jornal de hoje
12/08/2017
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar