RIO DE JANEIRO — O tempo deve mudar no estado do Rio de Janeiro no encerramento da semana. A aproximação de uma frente fria vinculada a um ciclone extratropical traz previsão de ventos intensos e declínio nos termômetros fluminenses ao longo desta sexta-feira (21/08).
O sistema meteorológico começará a se formar entre o final da noite desta quarta-feira (19/08) e a madrugada de quinta-feira (20/08), na faixa oeste do Rio Grande do Sul, próximo à fronteira com o Uruguai. Antes de avançar para o Sudeste, o fenômeno provocará tempestades severas na Região Sul, acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e ventos fortes.
Ao se deslocar pela costa brasileira, a frente fria atingirá o território fluminense na sexta-feira. A previsão indica ventos com velocidades entre 25 km/h e 70 km/h em diferentes pontos do estado, além de favorecer a ocorrência de pancadas de chuva e a entrada de uma massa de ar frio.
Alerta amarelo de vendaval no Sudeste
Diante do cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de vendaval para áreas do Rio de Janeiro. O aviso entra em vigor a partir do meio-dia de sexta-feira. A notificação foi enquadrada na categoria de perigo potencial, o patamar inicial da escala de monitoramento do órgão, que prevê ventos de até 60 km/h e baixo risco de danos estruturais.
Embora o quadro atual indique um nível de severidade brando, técnicos e órgãos de proteção civil recomendam cautela. A atenção foi reforçada em razão dos transtornos provocados por rajadas que superaram a marca dos 100 km/h na Região Sudeste no início do mês.
