Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Na batalha contra o Uber, taxistas recebem apoio de Lindbergh Farias

sexta-feira, novembro 24, 2017

/ by Jornal Destaque Baixada
Reportagem;  Davi de Castro

O senador Lindbergh Farias (PT) resolveu comprar a briga dos taxistas contra os ‘uberistas’ e já está se reunindo com a categoria nos municípios da Baixada Fluminense. Ele esteve no último dia 15 em São João de Meriti, onde conversou com representantes de cooperativas de vários municípios, prometendo defender os taxistas no congresso nacional.

Depois de acompanhar o desfecho da votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC-28), dia 31 de outubro no senado, em Brasília, ocasião em que os taxistas se mobilizaram em todo país para acompanhar a votação do projeto, o senador se interessou em defender os taxistas. Apesar do esforço de Lindbergh, os principais itens do projeto, reivindicado pela categoria, contra os aplicativos do Uber, Easy, 99 PoP e Cabify, foram retirados da proposta. Os senadores aprovaram somente o projeto de regulamentação dos aplicativos e o devolveram para apreciação da Câmara dos Deputados, onde a PLC aguarda a vez para entrar em pauta – o que deverá acontecer apenas no próximo ano.

Reunião em Meriti

Enquanto isso, o senador Lindbergh Farias está conversando com os taxistas, principalmente nos municípios do Estado Rio de Janeiro. Sua maratona começou em São João de Meriti, na Praça Progresso, nº 1, sede da Coopmeriti, onde conversou com representantes de várias cooperativas locais, do Rio, Nova Iguaçu, Queimados, Nilópolis, Duque de Caxias, Itaguaí, Niterói e Belford Roxo. E, segundo Roberto Carvalho, um novo encontro com o petista já está previsto para Nova Iguaçu, em local ainda a ser determinado.

Enquanto isso, para conseguir competir com os aplicativos, a maioria dos taxistas envolvidos na causa está promovendo descontos de 10% a 20% nas “corridas”. “Somos 395 taxistas engolidos por quase um mil ubers, das mais variadas regiões, que circulam por Nova Iguaçu”, comenta Roberto.

Polêmica – Os taxistas de todo o país querem que os aplicativos circulem com placas vermelhas, ou seja, tenham autorização da prefeitura para circular e limite de quantidade por área. Outra exigência é que os veículos sejam cadastrados e o motorista seja o proprietário de veículo. Por causa das exigências, cresceu a polêmica sobre o assunto e uberistas contestaram. “Eles querem inviabilizar os uber, com exigências que equiparam à deles”, avalia Francisco Carlos Torres.

Reivindicações ao prefeito

O presidente da Associação dos Taxistas de Nova Iguaçu, Paulo Roberto Cândido de Carvalho, vai além das questões da PLC 28 e, alegando ‘dificuldades financeiras’ da categoria, faz outras reivindicações ao prefeito Rogerio Lisboa.

“Na gestão do prefeito Nelson Bornier, fomos muito prejudicados. Foram extintos quatro pontos de táxis e várias outras perseguições. Na gestão atual, de Rogerio Lisboa, também foram extintos dois pontos de táxis na Rua Mário Guimarães e Nilo Peçanha, no Centro. Por esse motivo, pedimos que sejam publicadas as permissões de táxis no Diário Oficial, que a prefeitura crie aplicativo da cidade de Nova Iguaçu só para taxis, autorize a Cooptri (Iguaçu Rádio Táxi) troque a cor da faixa verde para preto e dourado e crie três novos pontos de táxis na Roberto Silveira, ao lado do Top Shopping, Mário Guimarães e Nilo Peçanha”.
via: Jornal de hoje
24/11/2017
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar