Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Hospital do Olho de Duque de Caxias completa três meses de funcionamento com mais de 30 mil atendimentos

terça-feira, abril 10, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

 A saúde pública no Brasil enfrenta uma crise muito grave e, como consequência, milhares de pessoas estão à espera de cirurgias eletivas em todo o país. Muitos pacientes aguardam há mais de 10 anos pelos procedimentos. Segundo levantamento do SUS, 904 mil pessoas esperam por suas cirurgias. Em Duque de Caxias, por determinação do prefeito Washington Reis, a saúde é tratada como uma das principais prioridades do governo municipal que vem tomando importantes medidas para reduzir o tempo de espera na fila e o sofrimento dos pacientes.

No dia 28/12 do ano passado, a Prefeitura inaugurou o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, no bairro Dr. Laureano. A unidade especializada em oftalmologia, conhecida como Os novos olhos de Duque de Caxias, é a mais moderna do país e conta com aparelhos importados de última geração. Com apenas três meses de funcionamento, o hospital já contabiliza importantes números. Até agora, foram realizadas 7.839 consultas, 21.073 exames e 1.209 cirurgias.

As cirurgias eletivas são aquelas não emergenciais, marcadas e reguladas pelos sistemas de saúde. Por não serem urgentes, os pacientes acabam aguardando durante anos pelos procedimentos. No Brasil, na lista de espera, a maioria dos pedidos de cirurgias é de catarata, hérnia, vesícula, amígdalas e adenoide, além de cirurgias ortopédicas. Entre as capitais e estados que disponibilizaram informações, as mulheres representam 67% dos pacientes que aguardam algum tipo de procedimento especializado.

A primeira paciente submetida a cirurgia na unidade foi a senhora Zélia Maria de André, de 72 anos, moradora de Duque de Caxias. Dona Zélia e muitos outros pacientes foram operados no dia da inauguração do hospital e já enxergam muito melhor após a cirurgia de catarata. “A felicidade bateu à porta! Agora, estou ótima, vendo tudo direitinho”, enfatiza Zélia.

Desde a sua abertura, o Hospital do Olho atende também pacientes de outros municípios e até de fora do estado. A unidade é aberta para quem precisar do atendimento, independe do local onde resida. “O fato de haver uma unidade pública de saúde especializada em oftalmologia com atendimento gratuito e de excelência atrai pacientes de Duque de Caxias, da Baixada Fluminense e de todo o Estado. Mas queremos atender a todo o país. O Hospital do Olho é de Caxias e é de todo o Brasil”, destaca o prefeito Washington Reis.

A unidade não conta com emergência, mas recebe pacientes oriundos de outros hospitais, desde que encaminhados pelo Sistema de Regulação. Para ser atendido, o usuário deve agendar a consulta através da central de agendamento no telefone 3195-3888, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Ao chegar à unidade, todo paciente passa pela triagem, onde se verifica glicose, tonometria, autorrefração e pressão arterial. Depois, é encaminhado para um dos consultórios médicos. O hospital funciona de segunda à sexta, a partir das 7h e está localizado à Praça do Laureano, 1.135, bairro Dr. Laureano, Duque de Caxias.
10/04/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar