Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Em Nova Iguaçu, Projeto transforma locais utilizados como lixeiras em jardins

sexta-feira, junho 29, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Empresa de Limpeza Urbana (EMLURB) levou o projeto ‘Cuidando do Nosso Espaço’ para mais uma região de Nova Iguaçu. Desta vez, foi no bairro Caioaba, nas redondezas da Escola Municipal de Educação Infantil Jesus Bom Pastor. O objetivo da instituição é recuperar pontos da cidade que há anos são utilizados pelas comunidades como locais de descarte irregular de resíduos. Com mais este trabalho em Caioaba, realizado na quinta-feira (28), EMLURB já transformou seis locais em jardins, levando à conscientização dos moradores de que é preciso manter a cidade limpa em benefício da própria saúde; e os alunos aprenderam na prática a importância de se preservar o meio ambiente.

Nova Iguaçu possui atualmente 120 “pontos viciados de lixo”, georreferenciados pela EMLURB. O trabalho de recuperação desses espaços começou em outubro do ano passado. “A população precisa nos ajudar nesta luta diária, que é manter a cidade limpa. É preciso ter consciência de que uma cidade limpa traz inúmeros benefícios coletivos à saúde em geral. Por isso esperamos contar com a ajuda dos moradores em não depositar lixo em local inadequado”, ressalta Alexander Bento Rezende, presidente do órgão.

Esse projeto tem como ações concretas a realização de visitas técnicas de estudos aos “pontos viciados de descarte irregular”, buscando a viabilidade de transformação em jardins. “O local sendo escolhido, inicia-se a execução com confecções de plaquinhas de conscientização e aquisição de mudas para plantio que nos são doados, preparo do solo, palestras e conversas com a comunidade e com as escolas sobre a importância do projeto, a limpeza do local e a confecção do jardim. Sendo este acompanhado semanalmente para avaliarmos o nível de aceitação da comunidade”, explica Rezende.

Em maio, a transformação aconteceu na Rua Jorge Paladino, altura do número 94, no bairro Chacrinha, utilizado como ponto de descarte irregular de lixo há mais de 20 anos. Neste, a EMLURB contou com a participação dos moradores do entorno. “Esse foi o último local em que atuamos até o momento. Fazemos uma fiscalização semanalmente e verificamos que todos os jardins estão preservados. Os moradores abraçaram a ideia, e isso é muito bacana!”, comemora o presidente da EMLURB.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar