Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Nova Iguaçu vence 10º Prêmio Prefeito Empreendedor

quinta-feira, junho 28, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Nova Iguaçu é um dos vencedores da 10ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. O município conquistou o título na categoria 'Inovação e Sustentabilidade' ao vencer São Pedro da Aldeia, da Região dos Lagos. A premiação, concedida pelo Sebrae, ocorreu na manhã desta quinta-feira (28), no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, e reuniu prefeitos e representantes de 35 municípios finalistas em oito categorias.

A Prefeitura apresentou o projeto Nova Iguaçu Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR) e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI), que visa dar à população melhor qualidade de vida através da inovação tecnológica e também da preservação ambiental.

O prefeito Rogerio Lisboa recebeu a premiação das mãos de Luiz Antônio da Silva Neves, presidente da Associação Estadual de Municípios (AEMERJ) e prefeito de Piraí, Luiz Antônio da Silva Neves, e fez questão de dividir a vitória com os secretários Fernando Cid (SEMADETUR) e Alex Casttellar (SEMACTI) e suas respectivas equipes. "Estou aqui sendo o representante, mas eu só estimulei e autorizei que os secretários e servidores fizessem este trabalho. Foram eles que colocaram a mão na massa, eles são os responsáveis por este prêmio", disse o prefeito em seu discurso de agradecimento.


Para que Nova Iguaçu chegasse ao título, a SEMADETUR contribuiu com projetos como a implementação dos ecopontos, do recolhimento de pneus descartados em locais indevidos e coleta seletiva na cidade, além do Transbike, que visa a mobilidade urbana, através das bicicletas compartilhadas no âmbito da Prefeitura de Nova Iguaçu.

"Para uma cidade com patrimônio ambiental como Nova Iguaçu, que tem dois terços de seu território em área de preservação ambiental, receber um prêmio na área do meio ambiente é muito importante. Esta conquista nos motiva a continuar trabalhando para melhorar e ampliar nossos projetos", afirmou Fernando Cid, secretário de Meio Ambiente.

Já a SEMACTI apresentou o projeto de criação do primeiro Centro de Inovação Tecnológica público do estado (o terceiro do Brasil). O plano já foi aprovado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e irá funcionar em um espaço de 250 metros quadrados localizado no Shooping Nova Iguaçu, onde haverá cursos de programação em games, design e Inglês para estudantes da rede municipal.

"Além disso, estamos desenvolvendo uma encubadora de startups. A ideia é que elas possam projetar soluções de utilidade pública, como a criação de aplicativos para marcação de consultas nas unidades de saúde municipais e também monitoramento do transporte público, permitindo que se saiba o horário dos ônibus", revelou Alex Castellar, secretário da SEMACTI.

O prefeito Rogerio Lisboa agradeceu ao Sebrae por "estimular aos municípios a pensarem novas ideias" e disse que espera representar Nova Iguaçu na próxima edição do Prêmio Prefeito Empreendedor. "Já estamos trabalhando para voltar aqui e levar mais um troféu."

28/06/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar