Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Saúde e empoderamento da mulher negra são temas de palestra em Mesquita

sexta-feira, julho 27, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

Uma palestra marcou o Dia Internacional da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha e Teresa de Benguela em Mesquita. A data que é celebrada todo dia 25 de julho ganhou destaque da Secretaria de Municipal de Assistência Social (SEMAS), através das coordenadorias de Igualdade Racial e de Políticas para Mulheres.

A enfermeira Izabela Clementino, de 23 anos, abordou questões como empoderamento, direitos e a saúde da mulher negra no evento, realizado no auditório do Fórum da cidade, localizado no Centro. Temas como “Quem foi Teresa de Benguela”, “Embranquecimento”, “O papel do negro na sociedade após a abolição da escravatura” e “Doenças mais frequentes na população negra”, foram abordados.

“Durante a minha trajetória acadêmica, presenciei muitos problemas em relação ao atendimento dos profissionais de saúde com pacientes negros. Um exemplo é durante o acolhimento no pré-natal. A mulher negra não recebe a mesma atenção que as outras. A demora no suporte muitas vezes se torna a causadora de complicações e até de mortalidade materna”, alertou a enfermeira.

A secretária da SEMAS, Cristina Quaresma, fez questão de agradecer a enfermeira pela oportunidade e garantiu que o governo está de portas abertas para promover o diálogo e em busca da promoção de políticas públicas. “Para nós é uma honra receber uma moradora da cidade, tão jovem e com tanto conhecimento para compartilhar. Foi um dia de muito aprendizado e espero poder levar essa sua palestra para dentro dos nossos Centros de Referência da Assistência Social”, disse.

O público presente pôde interagir com a palestrante, que tirou dúvidas e explicou sobre as formas de tratamentos para a anemia falciforme e hipertensão arterial. A atividade contou com a presença do prefeito Jorge Miranda; do subsecretário de Direitos Humanos de Mesquita, Flávio Rossini; do coordenador de Igualdade Racial, Cláudio Macalé e da coordenadora de Políticas para Mulheres, Patrícia Xavier.

Foto: Laís Caserta
27/07/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar