Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Campanha de vacinação em Belford Roxo recebe reforço de Zé Gotinha

sexta-feira, agosto 24, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite em Belford Roxo, ganhou um reforço extra nesta sexta-feira (24), na Policlínica Neuza Goulart Brizola. O simpático personagem Zé Gotinha, que já esteve presente em outras campanhas de vacinação, veio ao município para incentivar os pais e responsáveis a levarem seus filhos para receberem a dose da vacina. A campanha acontece até o final do mês de agosto e as doses estão disponíveis nas 23 unidades de saúde da cidade. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O público alvo são crianças a partir de 1 ano de idade até os menores de cinco anos. É indispensável a presença da caderneta de vacinação. 

A primeira dose da vacina (tríplice viral) é tomada aos 12 meses de vida e a proteção deve ser reforçada com a vacina tetraviral com 1 ano e 3 meses. Caso não tenha ocorrido a vacinação nessa faixa etária, ainda dá tempo. Até mesmo quem ainda não se imunizou deve receber duas doses da vacina. Uma dose da tríplice viral será administrada em pessoas de 30 a 49 anos que não tiveram proteção contra a doença. Pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos (são aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos) não devem receber a dose.

A diretora da Policlínica Neuza Brizola, Cátia de Souza Ferreira, explicou que a unidade possui todas as doses do Calendário Nacional de Vacinação do ano. “Estamos funcionando com cerca de 70 funcionários, entre médicos, técnicos e administrativos para garantir que a vacinação seja regular. Além disso, entre as especialidades médicas a população pode contar com atendimento em gastroenterologia, endocrinologia, ortopedia, cardiologia, angiologia (pé diabético e tratamento com espuma), ginecologia, clínica médica, pediatria, dermatologia, alergista, pneumologista, radiologista, nutricionista, odontologia, enfermagem, setor de assistência social, setor para colocação e retirada de gesso, exames como preventivo, raios-x e vacinação, entre outros”, informou Cátia.


A chefe de enfermagem da unidade, Tatiane Monique Fonseca Lima, fez contato com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e trouxe o Zé Gotinha para ajudar na campanha. “Precisamos divulgar mais a importância da campanha, pois estamos tendo uma baixa procura da população. O personagem Zé Gotinha veio para nos ajudar a atrair mais pessoas”, explicou Tatiane. 

As unidades de saúdes de Belford Roxo que estão ofertando as vacinas da campanha são:

Regional Centro

1- Policlínica Neuza Goulart Brizola
2- ESF. Onofre Aniceto
3- ESF. Bom Pastor I e II
4- ESF. Bom Pastor III e IV

Regional Santa Maria

5- Policlínica Pastor Antonino de Oliveira
6- UBS. Antônio Francisco Ribeiro
7- UBS. Manoel Batista A.F.
8- UBS. Jacira Pinto Leal
9- ESF. Xavantes I e II
10- ESF. Xavantes III e IV

Regional Heliópolis

11- Policlínica Heliópolis
12- ESF. São Luiz
13- UBS. Bela vista
14- Policlínica Nova Aurora

Regional Parque Amorim

15- Policlínica Parque Amorim
16- ESF. Jardim Ipê
17- ESF. Ererê
18- UBS. sargento Roncalli

Regional Parque São José

19- Policlínica Parque São José 
20- ESF. Parque são José
21- UBS. Orlando Pinto Salles
22- ESF. Esperança
23- UBS. Santa Marta
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar