Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Casa da Inovação é inaugurada em Nova Iguaçu

sexta-feira, setembro 14, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

“Meu filho sonha se tornar um grande programador de games e esse espaço será o futuro dele”. Assim acredita a dona de casa Thais Matias dos Santos, de 29 anos, mãe do pequeno Arthur Gomes dos Santos, 8, um dos 60 inscritos na Casa da Inovação, projeto da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Iguaçu, inaugurada nesta sexta-feira (14). As aulas foram iniciadas no último dia 10 e oferecem aos jovens da cidade um curso gratuito de criação de aplicativos e também desenvolvimento de games, além de inclusão digital para idosos. A ideia é que até março de 2019 seja construído pelo menos outras dez unidades como esta.

“Temos que chegar a Tinguá, Vila de Cava, Km 32, ou seja, descentralizar esse serviço pela cidade. Fazer convênios com algumas ONGs e os próprios Centros de Referências de Assistência Social (Cras). Ainda queremos uma unidade num shopping da cidade para cerca de 1.200 crianças de escola pública. No futuro esperamos chegar a quase 5 mil pessoas atingidas. Temos que quebrar o paradigma que a tecnologia que é só para jovem. Temos que incluir todos: ex-morador de rua, idosos, crianças, deficientes físicos e pessoas com necessidades especiais. A evasão escolar no ensino médio é gigantesca, mas a aqui é uma escola diferenciada e moderna”, afirmou o secretário de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Castellar.


A Casa da Inovação é um centro de formação de habilidades digitais cujas ações visam o combate às desigualdades tecnológicas através da inserção de alunos da rede pública de ensino, jovens, adultos e cidadãos atendidos pela Assistência Social do município, terceira idade e pessoas com deficiência nas tendências do futuro mercado de trabalho.

A aposentada Silrei dos Santos Jorge, 68, descobriu há 8 anos um câncer de mama e há três meses outro, desta vez de tireoide. Além do tratamento, ela busca a Casa de Inovação como uma nova terapia que vai ajudar a ter motivação para lutar contra a doença.

“Aqui vou estar na inclusão digital e aprender sobre informática, a mexer em redes sociais. Nunca é tarde para aprender e essa interação com outros alunos vai me ajudar até em lutar contra um câncer. É um espaço que reúne crianças, jovens idosos, ou seja, de todas as idades. Estou muito feliz”, contou.

A Casa da Inovação ainda vai abrir cursos de Introdução à Robótica e Youtuber, além de cursos à distância, como a Introdução à Cybersegurança, Internet das Coisas e Get Connected.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar