Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Cidade de Itaguaí se mobiliza contra o câncer de mama

terça-feira, outubro 23, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
Fotos: Ricardo Prata / PMI

O sábado (20/10) foi de mobilização contra o câncer de mama e do colo do útero nas unidades de saúde de Itaguaí. A coleta do exame preventivo levou muitas mulheres a tirar um tempinho do seu dia para ir a um dos cinco postos que abriram as portas para fazer o exame. E em cada local uma atividade diferente foi realizada, para o público feminino, pela Secretaria Municipal de Saúde em comemoração ao Outubro Rosa.

Uma das unidades que abriu as portas nesse sábado para atender a população foi a ESF (Estratégia de Saúde da Família) Chaperó. De acordo com a unidade, eram esperadas cerca de 60 mulheres durante todo o dia. Voluntários ofereceram corte de cabelo, maquiagem e limpeza de pele, em parceria com a unidade para atrair mais pessoas.

A ação deu certo e durante toda a manhã muitas mulheres foram até a unidade para realizar o exame preventivo. A dona de casa Sônia Buenaga, de 60 anos, foi uma das que deixou os afazeres um pouco de lado para deixar a saúde e aparência em dia.

- Acho essas ações importantíssimas. Eu sempre me cuidei e incentivo as mais novas a procurarem o médico. Não podemos brincar com a saúde – disse Sônia.

Na UBS(Unidade Básica de Saúde) Monte Serrat, além da coleta do preventivo, também foram disponibilizados os exames de teste rápido para Sífilis, HIV e hepatites, medição de glicose e a verificação da pressão arterial. Para alegrar um pouco o dia de quem esperava para ser atendido, a Companhia GTAF apresentou a peça "O sonho não acabou", que conta a história de duas moças que descobrem o câncer de mama e vão contar para suas famílias. Uma tem o apoio incondicional dos pais, enquanto a outra sofre com o desprezo.




- Nós não entendemos de medicina, mas entendemos de arte. Buscamos falar sobre a importância da prevenção do câncer de mama através da peça. Mostramos o que representa a família da vida das pessoas. Sem a família não somos nada. Não podemos desistir nunca – destacou o diretor George D`Almeida.




Ao final da apresentação uma pessoa em especial se mostrou bastante emocionada. Helena Barbosa Souza, de 70 anos, disse ter visto toda sua história enquanto os atores atuavam. Em 1999, ela descobriu um câncer no colo do útero e lembrou da luta que travou durante alguns anos até se ver curada.




- Descobri a doença durante um preventivo, por isso acho muito importante que todas as mulheres façam o exame. Eu sempre me cuidei e a detecção rápida me ajudou. Com muita força e fé em Deus consegui superar a doença. A família também foi muito importante por me dar todo o apoio que precisei – lembra dona Helena.




O exame preventivo, ou teste de Papanicolau, é um exame ginecológico realizado como prevenção ao câncer de colo do útero e outras doenças. Ele é indolor, simples e dura apenas alguns minutos. Para garantir o melhor resultado, a mulher deve seguir algumas orientações como não ter relações dois dias antes, não utilizar pomada ginecológica e não estar em período menstrual.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar