Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Dia do dentista é comemorado em Belford Roxo

quinta-feira, outubro 25, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

BELFORD ROXO - Em comemoração ao Dia Nacional do Cirurgião-Dentista (25/10) profissionais de saúde bucal de Belford Roxo estiveram reunidos, na manhã de hoje, assistindo palestra sobre: Atendimento Odontológico para Pacientes Sistemicamente Comprometidos. O evento, promovido pela Prefeitura em parceria com o Conselho de Odontologia do Rio de Janeiro, foi realizado no auditório da Uniabeu, no centro da cidade, teve aula do professor Arley Silva Junior, doutorado em Ciências Diagnósticas pela Universidade de Maryland, odontólogo da Universidade Federal Fluminense.

O secretário-executivo de Atenção à Saúde Bucal, Cristiano Castro, coordenador do encontro, disse que a ideia visa alertar o profissional para ter o cuidado de avaliar seu paciente antes de consultá-lo, já que entre eles estão pessoas diabéticas, hipertensas e idosas que necessitam de atendimento criterioso. “A odontologia possibilita qualidade de vida, autoestima e transforma a vida das pessoas”, destaca Cristiano.

TRATAMENTO COM SEGURANÇA

Cirurgiã-Dentista há 40 anos, Zenaide Cadette, que coordena o Programa Municipal de Infecção Sexualmente Transmissível (IST/Aids), estava entre os participantes. Segundo ela, o surgimento de doenças como a Aids fez com que os profissionais ficassem mais atentos ao aparecimento de várias complicações bucais que surgem em conseqüência da doença. “É importante que todo odontólogo esteja preparado para oferecer um tratamento seguro aos seus pacientes. Essa palestra de hoje é com um mago da odontologia contemporânea. Sou fã do doutor Arley”, afirmou.

Durante a aula, Arley Silva Junior citou exemplos de como pacientes sistemicamente comprometidos devem ser tratados. “É necessário ter conhecimento de interpretação de exames e muita atenção para observar manifestações orais e sensibilidade para encaminhar o paciente para tratamento em um médico especialista”, ressaltou.

O evento foi aberto pelo conselheiro efetivo do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, Altair Dantas de Andrade. Além de saudar os profissionais, assegurou outras parcerias e elogiou o desempenho da saúde bucal no município. Entre os presentes também estavam: secretário executivo de Controle de Zoonose e Vetores, Rodrigo Santana – que representou o secretário municipal de Saúde, Vander Louzada; Robson Sarmento (Secretário Executivo de Promoção e Proteção à Saúde) e Jandira Rosa (vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde). Participaram da plateia: cirurgiões-dentistas, auxiliares de Saúde Bucal, acadêmicos e alunos do curso de enfermagem da Uniabeu.

CENTROS DE ESPECIALIDADES

Dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) atendem (cada um) mais de 100 pessoas diariamente, nos bairros da Prata e no Barro Vermelho. O município também oferece atendimentos nas unidades básicas de saúde e na Estratégia de Saúde da Família.

Os tratamentos oferecidos nos CEOs são: cirurgia (ciso, tumores e gengivas); Endodontia (tratamento de canal); a pacientes especiais, pacientes de estomatologia (diagnóstico, prevenção às doenças orais, principalmente câncer de boca); periodontia (gengiva e osso que sustenta os dentes); odontopediatria (crianças) e dentística (todos os tipos de obturações).
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar