Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Professores de Mesquita lançam revista com práticas na área da ciências da natureza

sexta-feira, outubro 19, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Educação de Mesquita (SEMED) realizou nesta quinta-feira, dia 18 de outubro (quinta-feira), o lançamento da revista “Ciências na Palma da Mão”. A obra é composta por um manual de roteiros experimentais desenvolvidos por professores de ciências do município. O objetivo é facilitar o acesso às práticas experimentais nas áreas da biologia, física, química e matemática, que possam ser replicadas em sala de aula com materiais de baixo custo e de forma segura.

A atividade aconteceu no Centro Cultural Mister Watkins, no Centro. A mesa de abertura contou com a presença da secretária de Educação de Mesquita, Waldenise Conte; do professor responsável pelo projeto, Leandro Azeredo; da diretora geral da Praça da Ciência - CECIERJ, Jessica Norberto; e da diretora de departamento da SEMED, Márcia dos Anjos. 

O professor Leandro Azeredo, responsável pelo projeto editorial e gráfico da revista, afirma que a partir do manual, tanto o interesse dos alunos quanto a aprendizagem, serão diferenciados. “Esse manual permite o aprendizado de forma participativa e lúdica, além de incentivar e despertar a curiosidade científica dos nossos alunos”.

O material é composto de 64 páginas e já está disponível para consulta no site da Prefeitura de Mesquita, na aba SEMED, ou através do link http://www.mesquita.rj.gov.br/pdf/livro-ciencias-na-palma-da-mao-semed.pdf, para que alunos e professores de toda a rede e educares de outras instituições de ensino também possam utilizar o material.

A secretária de Educação de Mesquita, Waldenise Conte, avalia a revista como mais uma ferramenta criada para facilitar o aprendizado. “Hoje é um dia histórico para Mesquita. Agradeço a cada um dos autores por acreditarem na educação pública de qualidade. Esse material é inédito e muito rico, uma vez que foi elaborado a partir da prática e vivência do próprio professor emde sala de aula. Conheço a realidade dentro das escolas e vejo o quanto esse conteúdo fará a diferença na vida dos nossos alunos”, destaca.

A equipe de professores responsável pela criação da revista "Ciências na Palma da Mão" faz parte do Grupo de Estudos, Pesquisas, Extensão e Formação (GEPEF) da SEMED e já está planejando para que em 2019 seja lançado um segundo volume da publicação, com novos experimentos. 

O professor Leandro Azeredo foi surpreendido no final da atividade ao receber o “Prêmio Grande Educadores” da SEMED, criado para homenagear os profissionais da rede que se destacaram através de boas práticas durante o ano letivo. “Fico emocionado e honrado. Divido este prêmio com todos os meus colegas, professores de ciências”, concluiu.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar