Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

São João de Meriti mobiliza mulheres pela prevenção do câncer de mama

quarta-feira, outubro 10, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Saúde de São João de Meriti deu início, nesta quarta-feira (10), às atividades do Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama. A abertura aconteceu no Espaço Fêmina, que atende pacientes em tratamento ou busca de diagnóstico de câncer, no PAM Meriti. A atividade contou com a presença dos subsecretários de Saúde, Dra. Malu e Bruno de Castro, além de médicos, enfermeiros, funcionários e a população.

Após um café de boas-vindas, profissionais de saúde orientaram as pessoas presentes sobre a importância da prevenção desta doença que afeta tantas mulheres. “É a doença do século. É uma enfermidade de extremo custo para o erário público e sofrimento ímpar para a vítima e a família. Convoco a todos para que o Outubro Rosa seja permanente na nossa vida”, afirmou o coordenador de Atenção Oncológica do município, Dr. Belizário Pereira.

A mastologista Christina Fidalgo explica que é importante incentivar as mulheres a realizar os exames de rotina e buscar atendimento médico periodicamente, mesmo quem não tem os sintomas da doença. “Além do autoexame, toda mulher deve realizar, junto com o preventivo, o exame clínico anual para prevenção do câncer de mama”, orienta. 

A médica acrescenta que a recomendação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que as brasileiras realizem a mamografia a partir dos 50 anos, repetindo o exame a cada dois anos. “Para pacientes com histórico familiar, no entanto, é preciso uma prevenção mais individualizada”, ressalta Dra. Christina.

De acordo com os especialistas, mudança de hábitos, como alimentação saudável reduzida em doces, carboidratos e bebidas alcoólicas também ajudam na prevenção. Estudos apontam ainda que, quando o câncer é detectado precocemente, a chance de cura chega a 85%. A agente de saúde Maria das Graças Marques tem nódulos benignos nas duas mamas e faz o acompanhamento desde 2012. Ela aconselha as mulheres a buscarem a prevenção: “Eu só descobri os nódulos porque fiz a mamografia. É importante a mulher estar sempre atenta”.

Próximos eventos do Outubro Rosa:

Orientações sobre câncer de mama para população
Quando: 16/10, às 9h e às 11h
Local: Sede da Defensoria Pública da União
Av. Presidente Linconl, 1.100 – Jardim Meriti

Dia D de Prevenção com mutirão de serviços, coleta de preventivo e exame da mama
Quando: 24/10, das 8h às 13h
Local: Praça da Matriz – Centro de São João

Palestra com oncologista Benedito de Souza e mastologista Christina Fidalgo
Quando: 24/10, às 10h 
Local: Auditório do Centro Cultural 
Av. Panamense, s/n – Jardim Meriti
Crédito das fotos: Beto Franzen
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar