Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Alunos que se destacaram no projeto Aprova + são homenageados em Belford Roxo

quinta-feira, novembro 01, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Educação de Belford Roxo promoveu na Igreja de Nova Vida, no bairro Heliópolis, a cerimônia de premiação do projeto Aprova + do quarto e quinto ano do ensino fundamental. O projeto, realizado em parceria com o Sistema de Ensino Expoente, é uma das etapas para a Prova Brasil e visa preparar os alunos para obterem uma boa nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), prezando por uma educação de qualidade. Foram homenageados estudantes, professores, diretores e especialistas das unidades escolares. Das 56 escolas que participaram do projeto, dez de cada série tiveram um bom desempenho na avaliação. 

Entre as escolas municipais que participaram do Aprova+ (quarto ano) estão: Albertino Lopes, Tenente Walmor Lynch Valença, Bairro das Graças, Amélia Ricci Baroni, Paulo Freire, Pedro Antônio, Capela São José, Yolanda Costa dos Santos, Julieta Rego do Nascimento e os Cieps municipalizados Casemiro Meirelles (que obteve a melhor média, 6,76) e Vinícius de Moraes.

No Aprova+ (quinto ano), a melhor média foi da Escola Municipal Sebastião Herculano de Matos, com 249 pontos. Em seguida aparecem as seguintes escolas municipais: Capela São José, Condessa Infante, Oswaldo Lima, Waldemiro José Pereira, Adelina dos Santos Purcino, Paulo Freire, Álvaro Lisboa Braga, Ciep Ministro Gustavo Capanema, Nossa Senhora de Fátima, Tenente Walmor Lynch Valença e Imaculada Conceição. Todos os homenageados receberam troféus, lembranças e um certificado de participação.

Alunos da Escola Municipal Jorge Ayres de Lima encantaram o público com uma apresentação cultural. 

O prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, lembrou que o governo está investindo na construção de um novo tempo na educação. O secretário adjunto de Educação, Rafael Araújo, representou o secretário da pasta, Denis Macedo e disse que a avaliação serve para traçar um panorama de como está o ensino no município. “Com as provas foi possível fazer um diagnóstico do nível de nossos alunos e também da metodologia utilizada na rede a fim de melhorarmos cada vez mais a educação na cidade”, explicou Rafael.

Parceria educacional

O secretário executivo de Educação, Rodrigo Cantalice, parabenizou os professores e alunos pelo empenho durante todo o ano letivo e o projeto. “Estamos no caminho certo, construindo um novo tempo na educação de nossa cidade”, enfatizou. 

O diretor de Ensino da rede, Moisés Silva, ressaltou a parceria do município com o grupo Expoente. “Estamos trabalhando com um material didático de excelência e melhorando cada vez mais a qualidade de ensino. Esse projeto só vem ao encontro da nossa metodologia”, enfatizou. A coordenadora da Divisão de Ensino Geise Wynterlin, disse que o Aprova + tem a proposta de avaliar os alunos, visando, a melhoria da qualidade de ensino. 

O coordenador da Assessoria Pedagógica, Silvio Alexandre, e a gerente de Relacionamento do grupo Expoente, Adriana Vale, ressaltou a parceria do grupo com o município. “Nossa parceria inclui o material didático, a assessoria, escola interativa e o projeto Aprova +. Este último valida o trabalho desenvolvido pelos professores e o desempenho dos alunos, além de prepará-los para a Prova Brasil e o Ideb”, disse Adriana Vale. 

A diretora da Escola Municipal Herculano de Matos, Eliete Azevedo, falou em nome dos diretores e das equipes de professores das escolas. “É muito gratificante participar de um projeto de tão relevância na educação como este. Sabemos que é um trabalho árduo, mas ao perceber tanto empenho dos nossos alunos e também da equipe pedagógica, sabemos que estamos no caminho certo e que podemos fazer a diferença no futuro de nossas crianças”, frisou. Participaram do evento alunos, pais, professores, diretores, representantes da secretaria de Educação. 

O que é o Aprova+

É uma ferramenta que visa aumentar o nível de proficiência do aluno a partir de uma avaliação externa em larga escala, que utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma do Enem e do Saeb, para estabelecer planos de ações na escola, pelos professores e pelos próprios alunos. O projeto acompanha o desenvolvimento dos alunos, mapeando as conquistas e as dificuldades, gera relatórios com o desenvolvimento dos alunos, da turma, da escola e da rede de ensino, possibilitando o planejamento de intervenções pedagógicas personalizadas e reorienta a prática pedagógica com base em informações comprovadas, identifica o nível de proficiência em todas as áreas do conhecimento, prepara-o para a transição de um segmento escolar a outro.

No que diz respeito aos professores, o Aprova + permite uma avaliação o desempenho da turma, verifica o nível de proficiência dos alunos e avalia a metodologia de ensino, eleva a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da escola e estabelece indicadores de rendimento dos alunos e da escola em âmbito local, estadual e nacional.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar