Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Nova Iguaçu dá início a Plano Verão Tinguá 2019

domingo, dezembro 16, 2018

/ by Jornal Destaque Baixada
Fotos: Alziro Xavier 
Ajudar na prevenção de acidentes, conscientizar a população da preservação ambiental, além de oferecer mais segurança aos moradores e turistas que visitam a região de Tinguá durante o período de verão. Estes são os objetivos do Plano Verão Tinguá 2019, que se iniciou neste domingo (16). A ação também aconteceu no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. O resultado foi um trânsito mais organizado e o trabalho de vendedores ambulantes de forma ordenada.

“Durante o verão a região chega a receber 30 mil pessoas num só domingo. Tinguá recebe muitos visitantes e precisamos organizar mais o local, que é cercado pela natureza, sítios e muitas cachoeiras”, disse o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), Fernando Cid, que ainda participou do 5º Pedal de Fim de Ano dos Grupos do Rio de Janeiro.

Cerca de 400 ciclistas de vários municípios, como Cabo Frio e Angra dos Reis, e alguns bairros do Rio, como Anchieta, participaram da atividade, que teve como ponto de encontro a praça de Vila de Cava. Eles fizeram um percurso de 40 quilômetros até chegar ao centro de Tinguá.



“Foi um passeio de bicicleta que percorreu pontos históricos da cidade, como a Fazenda São Bernardino e Vila do Iguaçu. Esse circuito foi bom para gerar renda na região e tornar Tinguá como referência no ciclismo”, explicou Cid.

A ação do Plano Verão teve como pontos principais o acesso ao bairro de Vila de Cava e a Praça de Tinguá, além de pontes estreitas, que servem de passagem para motoristas que entram e deixam a região.


Morador de Angra dos Reis, Fernando Costa da Fonseca, de 56 anos, participou do passeio e elogiou a ação da Prefeitura.

“Dá uma sensação de bairro organizado e com a presença do poder público. Tinguá é uma região linda e boa para a prática de esportes. Vim passar o fim de semana na casa da minha namorada, que mora na Posse, mas tirei o domingo para frequentar o lugar. Ainda conheci patrimônios históricos”, disse ele.

O Plano Verão Tinguá ocorrerá todos os domingos, enquanto durar a estação, e vai envolver agentes da SEMADETUR e das secretarias de Trânsito, Segurança, Saúde, Infraestrutura e Economia e Finanças, além da Subsecretaria de Defesa Civil, da Superintendência de Controle Urbano, da Empresa de Limpeza Urbana (EMLURB); da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (CODENI) e da Polícia Militar.

As equipes estarão divididas nos acessos ao bairro, das 8h às 19h. Uma das principais ações será a de educação ambiental, a fim de informar aos visitantes que Tinguá é uma região de proteção que deve ser preservada por todos.

“Toda esta orientação educativa é importante, pois muita gente que vem de fora acaba sujando o bairro, jogando papel no chão e resto de alimentos na cachoeira. No primeiro dia de ação já senti uma diferença, pois vi abordagens de agentes”, afirmou o segurança Carlos Alberto Moreira, de 55 anos, que passou o dia nas cachoeiras com a esposa e o enteado.

Na Praça de Tinguá, também aconteceu o ordenamento de vendedores ambulantes. Segundo o superintendente de Controle Urbano, José Luis Ribeiro Ramos, só poderão trabalhar na região quem for cadastrado.

“Estamos com 38 cadastrados e com barraquinhas padronizadas da prefeitura. Também podem trabalhar os moradores de Tinguá. Muita gente vem de outros bairros, até mesmo de outras cidades, para vender mercadorias no local, mas é proibido. Vamos continuar agindo todos os domingos”, garantiu.

O período de muito calor, mesmo antes do verão, que começa nesta sexta-feira (21), já modificou o dia a dia de quem mora e trabalha em Tinguá. Como a vendedora Joilma de Campos Maciel, 50. Ela, que vende frutas e bebidas na praça da região, já sentiu uma grande diferença no bolso com o grande movimento.

“Num domingo como esse dá para faturar cerca de R$ 400. É uma grana extra. Foi fundamental a valorização do local, pois muita gente de fora vem vender aqui e gera desordem”, disse Joilma.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

16/12/2018
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar