Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo realiza Encontro Marcado para familiares de alunos com deficiência

terça-feira, agosto 27, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

A Secretaria de Educação de Belford Roxo realizou, no Ciep Constantino Reis, em São Bernardo, o primeiro Encontro Marcado para familiares, cujo tema foi “A família de Belford Roxo na busca da inclusão, como ato de amor e cidadania.” Realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através da Divisão de Educação Especial, o evento aconteceu durante todo o dia e terminou com um grande almoço para cerca de 650 pessoas que prestigiaram a festa. Além do encontro, a festividade culminou com a Semana da Pessoa com deficiência. Todas as unidades escolares do município atendem alunos com deficiência. Atualmente são 1632 alunos assistidos pela sala de recursos ou nos polos da Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin e Ciep Municipalizado Constantino Reis.

O público presente contou com alunos com deficiência de todas as escolas da rede municipal, sendo uma família representando cada unidade juntamente com gestores especialistas, professores da Sala de Recursos e profissionais de apoio a inclusão. O objetivo foi promover o diálogo e a interação entre as instituições, os profissionais atuantes na causa da inclusão e os familiares. “Nosso desejo é resgatar e restaurar o sentido família-escola, mostrando a potencialidade que cada família tem e trabalhando a autoestima de cada uma, destacou a Chefe da Divisão de Educação Especial, Célia Domingues

Programação

Pensando em oferecer momentos marcantes tanto para os alunos quanto para os familiares, o dia foi programado com atividades simultâneas, porém separadas. Enquanto a família assistia às palestras da Pedagoga Zaine Rosa, da professora Edicléa Mascarenhas, do Psicólogo Hélio Ferreira e da ativista da causa das crianças com síndrome congênita Thamires Cristina, as crianças estavam em oficinas interativas na área externa. As oficinas oferecidas foram de música, contação de história acessível, pinturas artísticas faciais, atividades em libras, atividades sensoriais, atividades didáticas acessíveis e circuito auxiliador na motricidade de cada estudante.


O secretário de Educação Denis Macedo, não conseguiu conter sua alegria por ter realizado um evento de tal grandiosidade. “Quando trabalhamos com inclusão, crescemos como sociedade, e nos enriquece quando conseguimos dar conta de toda adversidade apresentada a nós. Ter a família presente como ator principal é um marco para a Secretaria. A família se sentindo integrada na escola melhora o rendimento do aluno, a escola se mantém mais conservada e a comunidade se apropria de um espaço que realmente é dela”, arrematou.

A professora Rosalice Rosa da sala de recursos da Escola Municipal Tenente Valmor Lynch Valença, também com deficiência física, ressaltou a importância de eventos como esse encontro. “Eu acho muito bom esse tema, porque eu sei o quão difícil é incluir”, reusmiu. A deputada federal Daniela do Waguinho prestigiou o encontro e se emocionou com tudo o que presenciou. “Eu também já fui da educação especial e estar aqui vivenciando esse momento com todos eles, é de muita satisfação para mim”, arrematou.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar