Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Duque de Caxias vai realizar o primeiro Transplante de Córnea

terça-feira, agosto 27, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

Inaugurado há 1 ano e 8 meses, o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito, em Duque de Caxias, já passou dos 750 mil atendimentos e agora passa a ser habilitado em transplantes de córnea. A primeira cirurgia, inédita no município, vai acontecer nesta sexta, dia 30/08, às 14h. A paciente Elisabeth de Jesus Vieira Luiz, 30 anos, é caxiense e mora no bairro Saracuruna. Ela será a primeira pessoa a receber o benefício. Desde os 17 anos de idade, a paciente sofre de ceratocone – condição em que o tecido transparente na superfície anterior do olho se curva para fora. 



O hospital é um dos mais modernos do país em oftalmologia e conta com aparelhos importados de última geração. Além de pacientes de Caxias, atende também moradores de outras cidades da Baixada Fluminense, do município do Rio, e até de fora do estado.  A unidade, nesse primeiro período, tem capacidade para realizar 20 cirurgias mensais, sendo adaptável de acordo com a demanda. No ano de 2018, os transplantes de córnea realizados no estado do Rio de Janeiro tiveram um crescimento nos dois primeiros meses, com 42% a mais de procedimentos, comparando aos dois primeiros meses de 2017. Em 2019, o Governo do Estado recebeu a doação de 10 milhões de reais da Alerj. 



Os recursos deverão ser aplicados no setor de transplantes de rim, fígado, córnea e coração, com o objetivo de reduzir a fila de espera dos pacientes fluminenses. O Brasil tem 32.716 pacientes cadastrados em lista de espera para um transplante dos seguintes órgãos: rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e córnea. O segundo órgão com maior demanda é a córnea, com 8.574 pacientes na lista de espera.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

27/08/2019
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar