Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Casa da Inovação chega a mais seis bairros de Nova Iguaçu em setembro

sexta-feira, agosto 02, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Alziro Xavier
Nova Iguaçu vai ganhar mais nove Casas da Inovação. O anúncio oficial foi feito na manhã desta sexta-feira (2), no Shopping Nova Iguaçu, após a formalização de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). As seis primeiras unidades deverão ser inauguradas em setembro nos bairros Rancho Novo, Jardim Paraíso, Jardim Nova Era, Valverde e Moquetá. Outras três serão entregues até o final do ano, uma delas no Shopping Nova Iguaçu, em um espaço de 600m² com capacidade para atender 2 mil alunos. No total, as dez unidades terão capacidade para atender a mais de 7 mil pessoas.

“Nova Iguaçu é uma cidade muito grande, tem mais de 500km². Aqui tem várias ‘cidades’ dentro de uma só. Quando decidimos abrir a primeira Casa da Inovação, no Centro, sabíamos que seria preciso expandir este projeto e levá-lo para outros bairros e, desta forma, contemplar mais pessoas”, disse o prefeito Rogerio Lisboa durante o evento.

Também foram firmados acordos com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), para que os artesãos da cidade sejam capacitados e possam usar ferramentas tecnológicas no fortalecimento de seus negócios, e também com o Governo do Estado, para levar para outros municípios do Rio o projeto que oferece cursos de diferentes habilidades digitais.

“Nossos alunos são pioneiros de um projeto que agora se tornará uma política do estado e quem sabe um dia política nacional. Estamos avançando e fazendo a escolha correta, sempre ao lado do povo e da sociedade. É desta forma que queremos mudar o país, com educação, cultura, consciência, tecnologia e inovação”, disse o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI), Alex Castellar.

Além do prefeito Rogerio Lisboa e do secretário Castellar, participaram do evento o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, o vice-reitor da UFRRJ, Luiz Carlos de Oliveira Lima, o diretor de departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), José Gustavo Sampaio Contijo, a diretora do departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência, também do MCTIC, Maria Zaira Turchi além da secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha.

O evento na sala de cinema do Shopping Nova Iguaçu também marcou a formatura de quase 200 alunos que participaram do segundo ciclo da Casa da Inovação. Cerca de mil vagas serão abertas para os cursos de YouTuber, Programação em Games, Criação de App, Introdução à Robótica e Inclusão Digital 30+ e 60+ do próximo ciclo. As inscrições para o sorteio público que vai definir os contemplados começam na próxima segunda-feira (5), no site www.novaiguacu.rj.gov.br/casadainovacao.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar