Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Dia Internacional do Idoso é celebrado em Nilópolis

quinta-feira, outubro 31, 2019

/ by Jornal Destaque Baixada

No inicio do mês de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso e, para fechar mês foi realizado um grande evento nesta quinta-feira (31), no Calçadão de Nilópolis, com ações voltadas para a melhor idade. A secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Superintendência do Direito dos Idosos, organizou um evento com diferentes tipos de serviços, atendendo a centenas de idosos que passavam pelo calçadão nesta quinta-feira.

Foram oferecidos a todos os seguintes serviços: aferição de pressão arterial e glicose, vacinas para a febre amarela, antitetânica e hepatite B além de encaminhamento para o bolsa família, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e atendimento social com a psicóloga Tarcylla Gabrielle.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do programa PAISMCA, ofertou 50 vagas para mastologista, exames de mamografia e preventivo, além disso, ofereceu orientações sobre planejamento familiar e combate a sífilis. Outros programas também estiveram presentes, como tabagismo e controle de vetores.

A moradora de Nilópolis, Marlene Souza Barbosa, de 68 anos, aproveitou a ação para verificar sua glicose e tirou diversas dúvidas nos estandes. “Coisa maravilhosa que resolveram fazer pela necessidade do povo, principalmente das mulheres. Muito bom saber que os serviços prestados para os idosos são tão bons”.

Foram oferecidas também bolsas de estudos para a maturidade, com 40% para cursos graduação e, 70% para cursos livres, assim como orientações para beleza com maquiagem, depilação, manicure, pedicure, designer de sobrancelha e cabeleireiro. A OAB também esteve presente e prestou orientações sobre seus direitos e contra a violência a idosos.

O Superintendente do Direito dos Idosos, Elias Alves, destacou que os serviços para a terceira idade permanecerão. “Estamos encerrando hoje essa caminhada de atividades do mês de outubro, mas o trabalho continua. O nosso trabalho da superintendência é garantir a qualidade de vida e informações fundamentais de direitos para os idosos”.

O município conta hoje com seis Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que têm como objetivo o acompanhamento sócio assistencial de famílias em um determinado território, visando potencializar a família como referência, favorecer o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, contribuir para o processo de emancipação social das famílias e atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados.

Está na lei 10.741/2003 que abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado, poder dar até 3 anos de detenção. A Secretaria de Desenvolvimento Social atende na Rua Pedro Álvares Cabral, 305/térreo, centro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, é possível fazer reclamações e se orientar sobre os serviços destinados à melhor idade também pelo telefone: 3039-3629.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar