Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo realiza Dia de Combate à Hanseníase

quarta-feira, janeiro 22, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

A Prefeitura de Belford Roxo realiza, nesta quinta-feira (23-01), a partir das 9h, na Praça de Heliópolis, Centro, uma campanha em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Técnicos da Secretaria Executiva de Epidemiologia estarão no local fazendo exames, distribuindo folhetos e explicando as principais causas e sintomas da doença. No município, 78 pessoas estão tratando a doença, sendo que 40 são novos casos. No dia 30/01, a campanha será feita na Praça Getúlio Vargas, Centro.

O Ministério da Saúde classifica a doença de acordo com número de manchas se tem até 05 manchas pé classificado com PaucIbacilar tem poucos bacilos e se tem mais de 5 manchas é Multibacilar pois tem muitos bacilos. “O tratamento é realizado nos postos de saúde e a medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde”, resumiu a médica Marinéa de Sousa Moreira, que é gerente do Programa Municipal de Combate à Hanseníase.

A hanseníase é uma doença infecto contagiosa causada pelo bacilo de Hansen Mycobacterium leprae com sintomas de área do corpo dormente, manchas avermelhadas, esbranquiçadas, castanhas parcialmente ou totalmente dormentes (perda da sensibilidade térmica dolorosa e tátil), caroços na pele, pés e mão dormentes, queda de pelos dos cílios e das sobrancelhas. Sua transmissão é por vias aéreas superiores.

Atualmente, o atendimento é realizado no CACE (Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico) no bairro Santa Maria, na Policlínica Neuza Brizola (Centro), Policlínica de Heliópolis, Policlínica do Idoso (Farrula) e na unidade de Estratégia de Saúde da Família do bairro Parque São José.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar