Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Brasil não tem casos da doença coronavírus da China, diz Ministério da Saúde

quarta-feira, janeiro 22, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Center for Desease Control and Prevention
O Ministério da Saúde informou no início da noite desta quarta-feira (22/01) que, até o momento, não há no Brasil caso suspeito de contaminação com o coronavírus da China. No caso noticiado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, a paciente esteve em Xangai, onde não há, por enquanto, transmissão ativa do vírus. Portanto, não se encaixa no critério de risco da Organização Mundial da Saúde (OMS). Diariamente, o Ministério da Saúde acompanha a situação junto à OMS.



O Governo Federal brasileiro adotou diversas ações para o monitoramento e o aprimoramento da capacidade de atuação do país diante do episódio ocorrido na China. Entre essas ações, estão a adoção das medidas recomendadas pela OMS; a notificação da área de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); a notificação da área de Vigilância Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); e a notificação às Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios, demais Secretarias do Ministério da Saúde e demais órgãos federais com base em dados oficiais, evitando medidas restritivas e desproporcionais em relação aos riscos para a saúde e trânsito de pessoas, bens e mercadorias.


Embora a causa da doença e do mecanismo de transmissão sejam desconhecidos, no Brasil, o Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de infecções respiratórias agudas. Entre as orientações estão: evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar