Mesquita realiza exames de Endoscopia - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

27/01/2020

Mesquita realiza exames de Endoscopia


Todas as terças-feiras, a partir das 8h da manhã, a secretaria de Saúde de Mesquita realiza exames de endoscopia digestiva. O procedimento tem o objetivo de detectar problemas na mucosa do esôfago, do estômago ou do duodeno – que é primeira parte do intestino delgado. Os sintomas da doença são variados. A causa que levou André Luiz da Silva, 48 anos, a procurar o médico e se submeter ao procedimento, por exemplo, foi porque “sentia refluxo”, conforme disse. Ou seja, ele estava com aquela queimação na garganta, a qual provoca a sensação de que o alimento está voltando para a boca, sugerindo vômito.



De acordo com o diretor da Policlínica Municipal Celestina José Ricardo Rosa, Marcio Pereira da Silva, o serviço de endoscopia digestiva funciona desde o início do governo Jorge Miranda e o setor está estruturado para atender a 20 pessoas todas as terças-feiras, sempre a partir das 8h da manha, alcançando uma média mensal de 80 pacientes, ou mais. O médico que cuida do procedimento, Dr. Brian França dos Santos, explica que os motivos que levam uma pessoa ao procedimento do exame são vários, principalmente dores abdominais e perda de peso. 

Além disso, a azia, a falta de apetite, fezes escuras, vômito com sangue, dificuldade ou dor para ingerir alimentos, podem ser sinais de alerta para que a pessoa procure o médico e se submeta ao exame. O médico explica ainda que o refluxo acontece quando o ácido produzido no estômago sobe para a região do esôfago, causando inflamação e gerando queimação, além de provocar aquela sensação de vômito, como se o alimento estivesse voltando para a boca. Essa situação costuma ocorrer na altura do peito, momentos após a ingestão de alimentos. 


Para se submeter ao exame, o médico recomenda o jejum absoluto de 12 horas para alimentos sólidos e líquidos na véspera do exame. Além disso, faz parte da recomendação médica chegar 15 minutos antes da hora marcada para a endoscopia e levar acompanhante e uma toalhinha. E caso faça uso de medicação, levar para fazer uso após o procedimento. A Policlínica funciona na Avenida União, 676, no bairro Santa Terezinha, em frente à Clínica da Família São José, onde funcionava o hospital do mesmo nome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

cel

Post Bottom Ad

Pages