Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita monta novo polo de atendimento exclusivo para covid-19

quinta-feira, maio 21, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

Quando começou a funcionar, em março, o polo de atendimento exclusivo para covid-19 de Mesquita recebia, em média, menos de 100 pacientes por dia. Em pouco tempo, no entanto, a procura cresceu surpreendentemente – incluindo moradores de outras cidades – e, no dia 27 de abril, 359 pessoas passaram pelo espaço. Com cerca de 300 atendimentos diários nos últimos dias, a Prefeitura de Mesquita já prepara um novo polo de atendimento exclusivo para covid-19, localizado na Vila Olímpica, no Cosmorama, que será inaugurado nos próximos dias.

“O espaço foi preparado, climatizado e poderá atender 250 pessoas por dia. Já temos um polo de um lado da linha do trem, em Santa Terezinha. Mas, com essa outra opção, moradores de bairros como Cosmorama, Juscelino, Banco de Areia, Rocha Sobrinho, Vila Emil, Jacutinga e Santo Elias, por exemplo, que ficam do outro lado, terão atendimento mais fácil”, avalia o prefeito Jorge Miranda.

Polos como os implantados no município de Mesquita ajudam a desafogar as emergências e os hospitais com casos que podem ser leves ou mesmo que não tenham um diagnóstico clínico da doença. A iniciativa ainda contribui para evitar contaminação de pessoas que precisem buscar unidades de saúde em função de outros problemas, como doenças crônicas.

“Até o fim de abril, por exemplo, atendemos mais de 4 mil pessoas, desafogando a UPA de Mesquita, fazendo com que ela atendesse somente casos mais graves e com necessidade de leito de UTI, o que é dever do Estado, diante do cumprimento de seu papel na linha de cuidados da saúde pública”, informa Jorge Miranda.

Equipe

O projeto tem o apoio da Fiocruz, que é parceira da Saúde de Mesquita. Em cada polo de atendimento exclusivo para covid-19, há dez profissionais de saúde no atendimento, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Pacientes com sintomas leves de Covid-19, por exemplo, ficam em contato telefônico com a equipe de Vigilância Epidemiológica, que chega a visitar algumas famílias, dependendo do caso.

“O nosso polo de Santa Terezinha foi o primeiro implantado em todo o estado do Rio de Janeiro. E tem papel fundamental no combate ao coronavírus”, frisa Dr. Emerson Trindade, secretário municipal de Saúde de Mesquita. “Fazemos o diagnóstico clínico da população. Encaminhamos para raio-x e tomografia, que são feitos no mesmo dia. Realizamos testes rápidos e SWAB, conforme protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. E fazemos a dispensação de medicamentos”, completa Thiago Wendell, consultor de Saúde do município de Mesquita.

O polo exclusivo de atendimento a pessoas com suspeita de covid-19 de Santa Terezinha fica na Avenida União 525, no bairro Santa Terezinha. O funcionamento é diário, ou seja, de segunda-feira a domingo, sempre das 8h às 20h. O novo polo do Cosmorama será inaugurado na Vila Olímpica Municipal de Mesquita, localizada na Avenida Baronesa de Mesquita s/nº. Assim como em Santa Terezinha, o funcionamento será diário e no mesmo horário.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar