Mitos e Verdades sobre higienização segura contra a Covid-19 - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

7.03.2020

Mitos e Verdades sobre higienização segura contra a Covid-19


Diante de tantas informações sobre como se dá a contaminação pelo novo coronavírus e das melhores práticas de prevenção e combate, a população costuma ficar com dúvidas de como limpar de maneira eficaz a casa, compras, roupas, automóvel e demais ambientes.

Transmitido pelo ar, saliva e secreções, a Covid-19 desperta a necessidade de dar mais atenção à higienização. Mas, você sabe se está fazendo corretamente?


Marcelo Martins, sócio da LogPax, do Grupo Triple M, empresa carioca que desenvolveu soluções de biossegurança contra o coronavírus e outros vírus e bactérias, explica que uma pesquisa científica realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e por cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, indica que o novo coronavírus pode sobreviver por até três dias em algumas superfícies – entre 40 minutos e 3h no ar e cerca de 72h no plástico, 48h no aço inoxidável, enquanto no papelão tem uma sobrevida de 24h e no cobre, de apenas 4h. Diante disso, produtos caseiros nem sempre são eficazes e podem passar a falsa impressão de que o ambiente foi corretamente higienizado.

“Para ambientes de maior circulação, como shoppings, indústrias, se faz necessário a contratação de empresas que ofereçam o serviço de desinfecção com sanitização, um procedimento químico, mais abrangente, que destrói a maioria dos micro-organismos patogênicos, inativando vírus e bactérias em superfícies rígidas”, afirma Marcelo Martins, sócio da LogPax, do Grupo Triple M.


Porém, nem todo mundo pode investir em sanitização profissional, especialmente, em ambientes domésticos. Por isso, o especialista dá dicas de como garantir uma maior eficácia na higienização de sua casa e carro, de acordo com orientações do engenheiro sanitário da empresa.

Higiene do chão

Mito – Priorizar o uso de água sanitária.

Verdade – Uso de água sanitária é eficiente desde que o produto possa secar naturalmente, enquanto o composto faz efeito. Para limpezas de áreas que necessitem circulação imediata, o recomendado são produtos com efeitos imediatos, como o peróxido de hidrogênio.

Higiene das roupas de cama e vestuário

Mito – Usar água quente para lavar as roupas.

Verdade – A composição química dos sabões e os vários ciclos de água são suficientes para a limpeza adequada. Não há indicações que a água quente melhore o resultado de desinfecção. Normalmente, este processo é usado para retirar manchas ou gorduras.



Higiene dos calçados

Mito – O uso de álcool em gel vaporizado elimina a Covid-19.

Verdade – O grande vilão é o solado. A limpeza da parte superior pode ser feita com um pano úmido e produtos que não ataquem o tecido. Temos que analisar caso a caso. Em geral, a higiene de evitá-los dentro de casa já é o suficiente. Além do mais, acaba sendo um gasto excessivo.

Higiene das compras

Mito – Usar álcool em gel 70º ou água sanitária para limpar embalagens, ou deixá-las de molho antes de usar.

Verdade – A manipulação de água sanitária (ou outro composto com cloro ativo) pode causar incômodo nas peles, olhos e respiração. O álcool em gel seria o mais adequado por não causar esses problemas. Bem manipulado, o álcool líquido 70° também pode ser usado. O que puder ser lavado com água e detergente não precisará de outro produto.


Higiene de superfícies (móveis, maçanetas e bancadas)

Mito – O álcool em gel 70° elimina por completo a Covid-19 nestas superfícies de forma imediata.

Verdade – Para uso imediato, o ideal são os compostos com peróxido ou álcool 70°. Caso possa deixar secar por uns 40 minutos, os indicados são os compostos com quaternário de amônio.

Sobre a LogPax

A empresa carioca LogPax, do Grupo Triple M, desenvolveu soluções de biossegurança contra o coronavírus e outros vírus e bactérias com a proposta de levar segurança a diversos segmentos, como na reabertura de atrativos turísticos, hotéis, centros de convenções, restaurantes, museus, assim como a veículos automotivos e aéreos, e ambientes internos e externos, como shopping centers, condomínios e indústrias. A LogPax também oferece aos clientes a instalação de túneis infláveis de desinfecção por suave pulverização. Os resultados de sua desinfecção com sanitização em laboratório comprovam eficiência de 99,8% de resultado, com garantia de sete dias expedida por um engenheiro sanitarista. Além de contar com a emissão de um selo digital, em que qualquer cliente poderá acessar via QR Code, e certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

03/07/2020
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

cel

Post Bottom Ad

Pages