Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita faz testes de Covid-19 em casa

segunda-feira, agosto 10, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

Mesquita começou, no mês passado, uma nova forma de realizar testes de covid-19. A ideia é fazer o exame em cerca de 200 pessoas por bairro, mas nas casas desses mesquitenses. Para entrar na lista, o cidadão acessa o link consultas.colab.re/cadastrotestecovid19mesquita ou baixa o aplicativo COLAB e realizar um cadastro, pessoal e intransferível. Só as pessoas que realizaram previamente a inscrição poderão ser testadas, caso sejam selecionadas.



“Essa é uma estratégia para criarmos dados epidemiológicos no município. Com os resultados dessa experiência, poderemos avaliar, por exemplo, quais regiões estão com mais contágio”, explica o secretário municipal de Saúde de Mesquita, Dr. Emerson Trindade.

Os testes de covid-19 detectam se o paciente está ou não com a doença e são realizados por uma equipe de Saúde da Família. O porteiro Gutemberg de Oliveira, de 31 anos, morador do alto Uruguai, por exemplo, recebeu o enfermeiro Vitor Moreira, que faz parte do quadro de funcionários da Clínica da Família Dr. Jorge Campos.

“Eu me inscrevi porque senti uma falta de ar constante, cheguei até a ir à UPA, mas diagnosticaram como crise ansiedade. E eu acredito que era mesmo, pois tinha a sensação de que estava tendo um infarto”, relatou Gutemberg, que foi testado e cujo resultado para covid-19 foi negativo.

Testes nas clínicas da família

Para garantir maior segurança nas medidas adotadas pelo governo para conter o avanço do novo coronavírus na cidade e proteger a população, a prefeitura também está fazendo testes de covid-19 em pacientes nas cinco clínicas da família abertas. São elas as unidades Jacutinga, Dr. Jorge Campos (Coreia), Walter Borges (Chatuba), São José (Santa Terezinha) e Edson Passos.

Nesses locais, os testes de covid-19 estão sendo aplicados em pessoas com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse, dor de garganta ou coriza. Pacientes com pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto, também estão no grupo de usuários que devem ser testados.

“Há ainda a indicação de exames para pessoas com sintomas respiratórios há mais de oito dias, profissionais de saúde e de segurança pública em atividade, contactante domiciliar que resida com profissionais de saúde ou de segurança pública sintomáticos, pacientes acamados ou restritos ao lar e pessoas com idade igual ou superior a 60 anos sintomáticos”, avisa o secretário municipal de Saúde, Dr. Emerson Trindade.

O teste de covid-19 realizado nas clínicas da família é do tipo rápido, em que o resultado sai em apenas 15 minutos. O mecanismo é parecido com os testes rápidos para HIV e Sífilis, por exemplo, em que é realizado um furo no dedo do paciente. A análise é feita a partir de uma gota de sangue.

Polo exclusivo na Vila Olímpica

Desde 23 de março, Mesquita se tornou referência no estado do Rio com a abertura de polos exclusivos para pacientes com suspeita de covid-19. Mesmo com a redução na procura, a Secretaria Municipal de Saúde mantém aberta a unidade montada na Vila Olímpica, no Cosmorama. Um dado curioso é que, até o fim de julho, entre todas as pessoas que estiveram nos polos exclusivos para covid-19 em Mesquita – durante 100 dias, um deles funcionou em Santa Terezinha –, 37% eram moradores de outras cidades. Ou seja, foram 10.504 atendimentos realizados para pacientes que não residiam em Mesquita. A criação de ambos os polos teve parceria com a Fiocruz. O endereço do polo da Vila Olímpica é Avenida Baronesa de Mesquita s/nº, no Cosmorama. O espaço funciona diariamente, das 8h às 20h.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

10/08/2020
Compartilhe nas redes sociais e grupos de WhatsApp

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar