Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Nova Iguaçu inaugura Centro de Cidadania LGBT+

quinta-feira, agosto 06, 2020

/ by Jornal Destaque Baixada

Um antigo sonho da comunidade LGBT da Baixada Fluminense se tornou realidade nesta quarta-feira (6/8). Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), inaugurou o III Centro de Cidadania LGBT da Baixada Fluminense. O espaço é uma unidade de atendimento do Programa Rio sem Homofobia e oferece atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais para a comunidade LGBTI.

Elaine Medeiros, secretária de assistência social de Nova Iguaçu, e Cristiane Lamarão, secretária de estado de desenvolvimento social e direitos humanos, assinaram o termo de cooperação e o Centro de Cidadania LGBT já está oficialmente em funcionamento em Nova Iguaçu.

O centro vai funcionar no mesmo prédio que o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (NAVIR), uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o serviço de Família Acolhedora e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. Todos serviços oferecidos pela SEMAS com foco na assistência e desenvolvimento social da cidade. “Esse centro é uma reivindicação do movimento LGBT já há bastante tempo, por isso, nós conversamos com o prefeito Rogério Lisboa que foi sensível a causa, entendeu a importância e nos deu a oportunidade de trazer essa política pública para nossa cidade”, explicou Elaine.

Cristiane conta que Nova Iguaçu foi escolhido devido à grande demanda existente por esse serviço na cidade. “Identificamos através de um levantamento que 10% dos atendimentos nas outras unidades da Baixada são de moradores de Nova Iguaçu. Além disso, os índices de violência contra a comunidade LGBT na Baixada são alarmantes”.

Na coordenação do Centro está Cátia Cilene, que comemorou a conquista deste espaço justamente no mês da visibilidade lésbica. “É uma grande emoção estar à frente deste espaço, principalmente neste mês tão significativo. Hoje é um marco na história da militância LGBT de Nova Iguaçu. Pedíamos por esse espaço há muitos anos. Eu trabalho no programa Rio sem Homofobia há 10 anos na cidade do Rio de Janeiro e, desde então, junto com outros colegas do movimento, lutamos para trazer o Centro de Cidadania LGBT para nossa cidade. Hoje o sonho se torna realidade e vamos trazer um serviço de excelência para Nova Iguaçu”.

Os interessados podem procurar o Centro de Cidadania LGBT Baixada III na Rua Terezinha Pinto 297, no Centro. O local funciona de segunda à sexta, de 9h às 17h, com o atendimento sendo agendado para evitar aglomeração.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar