Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Ônibus Itinerante leva serviços socioassistenciais em bairros de Mesquita

quarta-feira, fevereiro 10, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, a subsecretaria de Assistência Social deu início ao Projeto Piloto para o Atendimento Itinerante. A primeira parada foi no Campo do Cruzeiro, localizada na Av. Antônio Borges, Jacutinga. Assim, as equipes se deslocaram com um ônibus para a oferta dos serviços socioassistenciais à população, atendendo aqueles que residem em áreas mais distantes dos equipamentos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Durante as ações, o automóvel roda os bairros de Mesquita reunindo os serviços apresentados pela pasta.

“Temos observado que as pessoas tem dificuldade de ir até o equipamento. Tanto por desconhecimento dos direitos que tem, quanto por não saber o endereço onde podem ser encontrados. Sendo, inclusive, uma questão de dificuldade de se dirigir às unidades fixas. Por isso, que essa ação é importante”, afirma a coordenadora da proteção social básica, Nara Lucena.

Isenção de documento e atualização e inscrição no Cadastro único, por exemplo, foram os serviços mais procurados pelos moradores. Como foi o caso da senhora Rita de Castro, que por meio da ação conseguiu esses benefícios para ela e seu marido, que estão desempregados no momento. “Devido a pandemia, perdi meu emprego, e tanto eu quanto meu marido, estamos precisando de muita ajuda, e esse auxílio veio em boa hora”, disse a moradora.

A facilidade de acesso aos serviços foi comprovada pela moradora Maria José, de 58 anos. Graças ao Atendimento Itinerante, ela saiu do local com a isenção de documentos para o seu casamento. “Me sinto muito agradecida por esse benefício, nem estava nos meus planos me casar agora, mas assim que fiquei sabendo dessa ação aqui no bairro, aproveitei a oportunidade”, declara Maria José.

Agenda

A primeira parada do ônibus foi no Campo do Cruzeiro, na Jacutinga. Posteriormente, no dia 11 de fevereiro, a parada será no mutirão São Francisco, no bairro Cruzeiro do Sul. E, para fechar a agenda, na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, o ônibus vai estacionar na Curva do S, atendendo os moradores de Santo Elias.

Cadastro Único

O Cadastro Único contempla diversos programas sociais, como por exemplo, Tarifa Social de energia elétrica, Programa Bolsa Família, Isenção da Taxa para concurso público, carteira do idoso, ID Jovem, Beneficio de Prestação Continuada, Aposentadoria para pessoas de baixa renda, entre outros. Os que quiserem saber mais, podem consultar qualquer um dos nossos equipamentos da Assistência Social.

Conselho Tutelar

Uma representante do Conselho Tutelar também esteve presente na ação para orientar e trazer a população mais próxima do órgão. O Conselho Tutelar de Mesquita é um órgão permanente e autônomo, que zela pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. A sede do equipamento fica na Vila Emil, na Rua Edígio 1,459. Portanto, quem estiver em uma emergência ou quiser fazer uma denúncia pode usar o telefone. O número (21) 98598-1015 aceita ligações e recebe mensagens via WhatsApp.




“Já que a maioria deles pensam que o conselho é punitivo, quando na verdade é um órgão auxiliador que busca ajudar e encaminhar as pessoas a outros órgãos para serem assistidas”, explica Jessica Oliveira, Conselheira Tutelar
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar