Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Quatro postos de Nilópolis vacinam idosos com 95 anos ou mais

segunda-feira, fevereiro 08, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

S cidade de Nilópolis começou hoje (8/2) a vacinar os idosos a partir dos 95 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e continua a imunizar quem já recebeu a primeira dose, principalmente os profissionais da rede pública de saúde. Quem já tinha sido vacinado, deve voltar ao posto onde recebeu a primeira dose.

O calendário de vacinação em Nilópolis está organizado assim: 8 a 12 de fevereiro – idosos a partir dos 95 anos, 15 a 19 de fevereiro – pessoas na faixa etária de 90 a 94 anos, 22 a 26 de fevereiro – idosos de 85 a 89 anos e 1 a 5 de março – pessoas de 80 a 84 anos. Os idosos podem procurar os postos Central, Frigorífico, Paiol e Cabral.

Vacinados com primeira e segunda doses

Humberto Amaral, 98 anos, morador de Olinda, chegou ao Posto Central acompanhado do neto Elieser Elias, 20 anos. Ele recebeu a primeira dose da vacina sentado dentro do carro. “A medicina está olhando pelos velhos. Estou feliz porque tomei a vacina”, afirmou Humberto, com oito filhos e 20 netos.

Elza Clara Cardoso, 96 anos, chegou ao Posto Central acompanhada do filho Nilson Cardoso, dentista e oficial do Exército. “Fiquei muito feliz porque vou tomar minha vacina. Esse é um dia abençoado, aguardei muito esse dia tão especial”, contou a senhora. E a primeira pessoa imunizada no município, o ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, João Amaro dos Santos, retornou para tomar a segunda dose.

“Estou vencendo a Terceira Guerra Mundial”, comemorou o tenente da Marinha do Brasil João Amaro, que chegou usando um terno com as medalhas recebidas como homenagem por sua dedicação ao serviço militar. Alagoano de Maceió, ele veio para o Rio aos 16 anos, onde se alistou na Marinha. “Durante a Segunda Guerra, nós levamos armamentos e soldados até o Estreito de Gibraltar, e foi ali perto que bombardeamos um submarino”, contou ele.

No Posto do Frigorífico, Angelita Rocha, 76 anos, festejou depois que recebeu a segunda dose da vacina CoronaVac. “Não senti nada quando tomei a primeira dose. Só de poder ficar livre dessa doença, já fico aliviada. Sei que preciso continuar a ter cuidado: usar máscara e andar com álcool em gel, além de manter o distanciamento social”, listou a moradora do bairro de Nova Cidade, que estava com a filha Tami Moraes.

De acordo com a diretora do posto, Rita de Cássia, na semana anterior, servidores do programa Estratégia de Saúde da Família vacinaram 17 idosos acamados em suas residências. Ela aguardava 207 pessoas para receberem a segunda dose e seis idosos com mais de 95 anos tinham comparecido e tomado a primeira dose da vacina durante a manhã.

No Posto do Paiol, até o final da manhã, 15 idosos acima de 95 anos tinham tomado a primeira dose e os funcionários aguardavam 283 pessoas para serem vacinadas com a segunda dose. Lídia Alexandre dos Santos, 75 anos, se sentiu mais tranquila. “ Depois de tantas dificuldades, agora estamos vacinados”, afirmou ela, ao lado do marido Nelson Santos, de 77 anos, também imunizado com a segunda dose. “Nilópolis está de parabéns, há muitos lugares onde vacinam quem não precisa”, agradeceu dona Lídia.

A enfermeira Albanize Ferreira, 61 anos, à frente da equipe de vacinação do Posto do Cabral, é de grupo de risco e, mesmo assim, não parou de trabalhar. “Estou aqui há 27 anos e não iria deixar de trabalhar’’, garantiu ela, também intensivista no Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse. “ Já atendemos 119 pessoas hoje e ministramos a segunda dose. E dei a primeira dose a uma senhora de 100 anos dentro do carro”, salientou.

Pouco depois, ela atendeu duas irmãs que aguardavam dentro de um veículo. Maria de Assunção Felix, 94 anos, estava com a irmã Terezinha Felix, 91. O empresário Toninho Félix, genro de Maria Félix e a esposa levaram as duas para se vacinarem. Felizes, elas fizeram sinal de positivo assim que as foram vacinadas.




--
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar