Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita alerta sobre importância da imunização completa contra covid-19

quinta-feira, abril 08, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Para se proteger contra a infecção por coronavírus, é preciso que a segunda dose da vacina contra a covid-19 seja aplicada em todas as pessoas que já foram contempladas com a primeira dose. E é importante frisar que, no município de Mesquita, essas doses destinadas à segunda aplicação estão separadas. Mas, considerando o número de primeiras doses e de segundas doses que são aplicadas nos três pontos de vacinação da cidade, a equipe de imunização do município começa a se preocupar, acreditando que nem todo mundo que já está no prazo certo está retornando para ser imunizado pela segunda vez.

“Estamos identificando que a vacinação da primeira dose cresce, enquanto a da segunda dose ainda caminha com menos velocidade. Nossa maior preocupação é que as pessoas acreditem que com apenas uma dose já garantiram essa imunização”, alerta a coordenadora de Imunização de Mesquita, Sabrina Louroza.

Quem foi vacinado com a CoronaVac deve retornar para receber a segunda dose da vacina entre 21 e 28 dias após a primeira aplicação. No caso da vacina AstraZeneca, no entanto, esse prazo sobe para cerca de 12 semanas. No entanto, quem esqueceu ou perdeu o prazo por qualquer outro motivo, pode agendar sua vacinação ou se dirigir diretamente ao local da primeira aplicação. Mas também é importante frisar que mesmo quem já tomou a segunda dose da vacina precisa continuar se protegendo.


“Para conter a pandemia, é importante que todos respeitem as medidas de distanciamento pedidas. Ou seja, sigam evitando aglomerações e usem máscaras quando saírem de casa. E que também mantenham as mãos higienizadas, principalmente antes de levá-las aos olhos, boca e nariz, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool em gel 70%”, avisa o secretário municipal de Saúde de Mesquita, Dr. Emerson Trindade.

Agendamento

Quem faz parte do grupo chamado para receber a vacina contra covid-19 pode agendar tanto a primeira quanto a segunda dose. O cadastro é feito pelo site http://vacinacovid19.mesquita.rj.gov.br, das 7h às 22h da data anterior à vacina, ou em uma das unidades municipais de saúde de Mesquita. O agendamento não é obrigatório, mas a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que ele seja feito. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele faz com que as pessoas que serão vacinadas passem menos tempo dentro da unidade, facilitando assim o trabalho das equipes que estão vacinando e diminuindo a espera nas filas dos postos de vacinação, evitando aglomerações.

O sistema de agendamento mostra os locais disponíveis para a vacinação contra a covid-19 em Mesquita. Além disso, aponta também quantas doses cada unidade ainda possui. Ali, o mesquitense já se informa sobre a documentação necessária para receber a vacina. No entanto, no caso do agendamento da segunda dose, o munícipe precisa informar qual o laboratório da primeira dose recebida. A informação está no próprio cartão de vacinação. É preciso, ainda, conferir se há estoque daquele laboratório no posto de vacinação escolhido.

Postos de vacinação em Mesquita:

– Drive-thru do Paço Municipal – Entrada pela Avenida Brasil, na Coreia – Segunda a sexta, das 8h às 16h, e sábados, das 8h às 14h.

– Clínica da Família Jacutinga – Rua Barão do Rio Branco s/nº – Segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábados, das 8h ao meio-dia.

– Clínica da Família São José – Avenida União 676, em Santa Terezinha – Segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábados, das 8h ao meio-dia.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

08/04/2021
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar