Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Japeri inclui gestantes e profissionais de educação na vacinação contra a Covid-19

segunda-feira, maio 03, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Felipe de Bragança - SECOM

A cidade de Japeri, na Baixada Fluminense, deu mais um passo importante na campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (3). Isso porque a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, incluiu na imunização duas categorias: gestantes ou puérperas (mulheres com 45 dias após parto) de qualquer idade (com comorbidade) e profissionais da educação da rede pública e privada com 50 anos ou mais (também com comorbidade). Além disso, o município iniciou a imunização em pessoas com comorbidades e deficiências permanentes na faixa etária a partir de 50 anos.

No caso dos profissionais da educação, a vacinação acontecerá exclusivamente na Academia da Saúde (Rua Francisco Russo, s/nº, no bairro Areal - Engenheiro Pedreira, a partir desta terça-feira (4). Os educadores devem retirar suas declarações nas unidades de educação em que estão lotados antes de comparecer ao posto de vacinação.

Tranquilidade em forma de vacina

Mãe do pequeno Pietro de apenas um mês de vida, a jovem Amanda Tomé (23) foi a primeira do novo grupo prioritário a ser imunizada contra a Covid-19 na Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Umep). “Estou muito feliz agora e me sinto mais segura. Importante esse momento”, disse a moradora do bairro Primavera.




De acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI), poderão se vacinar pacientes que apresentem as seguintes condições: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave, (deficiência física, auditiva, mental, visual e intelectual), transtorno do espectro autista, entre outros.




Para se vacinar é importante apresentar original e cópia da última prescrição/ receita ou atestado/ recomendação médica que comprove a comorbidade (especificamente nos casos dos hipertensos e diabéticos, é possível comprovar a patologia apresentando cópia da última receita nominal prescrita pelo médico). No caso de pessoas com deficiência, é necessário um laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, receituário médico ou outro documento que comprove a condição.




Profissionais de saúde em atividade, idosos com 60 anos ou mais, agentes de segurança e salvamento e pessoas com segunda dose agendada também seguem sendo imunizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Para se vacinados, todos os trabalhadores devem estar na ativa e apresentar, além dos documentos básicos de identificação (identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência), comprovantes de vínculo empregatício atual, como contracheque ou declaração assinada pelo estabelecimento em que atuam.

Acamados podem agendar vacinação em domicílio

Para contemplar idosos acamados, a Semus criou um sistema de agendamento online: basta preencher um formulário online (disponível nas redes sociais da Prefeitura) para receber uma das equipes de imunização em casa.

Pontos de vacinação:

- Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Av. Tancredo Neves, s/nº, Mucajá - Engenheiro Pedreira)

- Japeri Centro (Rua: Arruda Negreiros s/nº - Centro de Japeri)

- USF Santa Amélia (Rua Laura Cardoso, 61 – Santa Amélia – Engenheiro Pedreira)

- USF Delamare (Rua Pinaré, s/nº - Jardim Delamare – Engenheiro Pedreira)

- Academia da Saúde (Rua Francisco Russo, s/nº, no bairro Areal - Engenheiro Pedreira).




- USF Vila Central (Rua Clair Antunes, S/Nº - Vil,a Central – Engenheiro Pedreira)













- USF Chacrinha (Rua João Salgado, Chacrinha, Japeri).
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar