Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados divulga plano de retomada para volta às aulas presenciais

terça-feira, julho 20, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

QUEIMADOS - Após mais de um ano com as portas fechadas, as Escolas Municipais de Queimados estão com o plano de retomada de volta às aulas em sua reta final. A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, definiu a retomada das atividades pedagógicas presenciais com a adoção do sistema híbrido, para agosto deste ano.

A decisão foi tomada depois da reunião entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, que trataram sobre a volta às aulas. No encontro, foi discutido o plano de retomada, definindo que as escolas poderão retornar com os estudantes divididos em grupos para revezamento, em modelo cíclico, com lotação de 33% ou 50% da turma, de acordo com a classificação das bandeiras de risco, tamanho das salas de aula e cronograma organizado por fases.

Antes da volta dos alunos, haverá no entanto um período de acolhimento socioemocional e capacitação quanto aos procedimentos e cuidados para os profissionais de educação na retomada das aulas, além de planejamento pedagógico. Essa ação ocorrerá entre os dias 03/08 à 06/08.

Para garantir o distanciamento social a retomada acontecerá no modelo híbrido, com o formato de estudo da seguinte forma

- 2h e 30 de aulas presenciais;

- 1h e 30 de aulas remotas para o 1° segmento, asseguradas nas atividades domiciliares de complementação (atividades planejadas pelo professor e que serão recomendadas durante a aula presencial para realização durante o período remoto, tanto na carga restante do dia, quanto para a semana do revezamento em grupo da turma);

- 2h e 30 de aulas remotas para o 2° segmento, asseguradas nas atividades domiciliares de complementação (atividades planejadas pelo professor e que serão recomendadas durante a aula presencial para realização durante o período remoto, tanto na carga restante do dia, quanto para a semana do revezamento em grupo da turma).

As escolas terão ainda um escalonamento semanal entre os estudantes, com uma turma frequentando a sala de aula em uma semana, enquanto a outra fica em casa, alternando na semana seguinte.

A adesão ao modelo híbrido será de forma gradual, com a volta de modo escalonado entre as unidades de ensino. Assim, o retorno se dará da seguinte forma:

09/08 - Início das aulas presenciais para alunos da Fase 1 = Escolas da Fase 1 - 1° Segmento de Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e EJA anos iniciais (1° ao 5° ano)

As fases seguintes acontecerão nos dias 23/08; 13/09 e 27/09, a conferir o retorno em cada unidade

Vale ressaltar que apesar da adesão ao modelo de ensino híbrido, os responsáveis poderão optar pela manutenção do ensino remoto mediante a assinatura de termo de responsabilidade. Além disso, o Kit Alimentação Escolar referente ao mês de agosto será distribuído por todas as unidades escolares municipais.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

20/07/2021



Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar