Nova Iguaçu abre passagem para a poesia em ação da Fenig - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

quarta-feira, setembro 08, 2021

Nova Iguaçu abre passagem para a poesia em ação da Fenig


O programa “Livros para Voar” abre espaço para os poetas de Nova Iguaçu nesta sexta-feira (10), às 14h, no espaço de leitura do programa no terceiro piso do TopShopping, com a tarde de autógrafos do livro “Antologia: poesia em praça pública”, organizado pelo coletivo “Sarau Prata, Prosa e Poesia”, com incentivo da Lei Aldir Blanc. A Fenig, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, através do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, realiza esse encontro com o público leitor e os autores da cidade.

“O que motivou essa antologia foi valorizar esses artistas independentes como forma de agradecimento e fazer acontecer esse movimento literário reunindo a diversidade de escritas”, destacou o poeta e um dos organizadores Vinícius Henrique.

Um dos maiores incentivos para a escrita, Vinícius recebeu da avó, Ana Barbosa da Silva, matriarca de uma família de poetas. Falecida recentemente, Dona Ana foi poetisa, cantora e compositora e teve nesse livro, a primeira publicação de um poema dela, e será uma das homenageadas no evento que reúne uma família de escritores.

Esse encontro de gerações conta ainda com três autores mirins: a filha de Vinícius, Marina Elis, de 8 anos, o primo dela Guilherme Lopes, de 9, e outra prima, Carol Lopes, de 10 anos, como um forma de incentivar a literatura dentro das famílias.


“Eu tenho referências como Machado de Assis e Paulo Leminski, mas leio principalmente os autores da Baixada Fluminense que fazem a cena independente como Luiz Coelho Medina, meu tio Junior da Prata, Pedro Ferreira, Leonardo Rocha, Ivone Landim que me inspiram muito. Eu fiz um poema em homenagem a esses poetas”, afirmou Vinícius.

Vinícius Henrique destaca a importância da ação “Livros para Voar” para a Baixada Fluminense. “É muito importante essa conexão do autor com o público. Essa troca de energia com os leitores é uma forma de incentivo para que os autores continuem e seja um incentivo para todos que querem escrever”, disse o autor.

Além da presença dos autores, haverá um sarau com muita música e poesia e apresentação do balé da Academia Cristina Mendes. Haverá ainda distribuição de livros e gibis doados ao programa “Livros para Voar”. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas.

“O programa Livros para Voar da Prefeitura de Nova Iguaçu é uma ação de democratização da leitura na nossa cidade e de incentivo aos autores”, destaca o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

A ideia do “Livros para Voar” é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig; Prefeitura de Nova Iguaçu; TopShopping; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Currículo de alguns dos autores do livro:

Ana Barbosa da Silva

Matriarca da família Prata, Prosa e Poesia, fonte de inspiração e dona da veia artística que pulsa em todos do coletivo.

Mulher negra, poetisa, compositora e cantora.

Esta é sua primeira poesia publicada em um livro.

Junior da Prata

Poeta, escritor, compositor, produtor cultural e fundador do coletivo Sarau Prata, Prosa e Poesia.

Vinícius Henrique

Músico, compositor, poeta, produtor cultural e Fundador do coletivo Sarau Prata, Prosa e Poesia.

Maria Luiza Spataro

Moradora de Nova Iguaçu

É Poetisa, Educadora, Fundadora e Produtora do Sarau Cantando e Contando Poesia.

Klem Machado

Poeta e Contista da Baixada Fluminense

Autor do livro "Pecado é apenas uma palavra sinônimo de desejo".

Em sua escrita procura se debruçar sobre o universo feminino, tentando captar seus desejos, sonhos, anseios e a mudança revolucionária que vêm promovendo no Brasil e no mundo.

Marcio Rufino dos Santos

É escritor, poeta, ator, performer e historiador. É autor dos livros de poesia Doces Versos da Paixão (Acridoces Paixões) e Emaranhado. Atuou em importantes movimentos lítero-culturais do Rio de Janeiro como Sarau Donana, Universidade das Quebradas, Slam Tagarela e Festa Literária das Periferias (FLUP). Participou, através da FLUP, da I Batalha de Slam do Rock in Rio 2019 e do Slam Cuír em 2020. Um de seus poemas fez parte da exposição itinerante Poesia Agora. Recebeu os prêmios Litteratudo-Monteiro Lobato e Destaq Baixada.


Lista completa de todos os autores do livro:

1. Ana Barbosa da Silva
2. Junior da Prata
3. Vinícius Henrique
4. Marlo Henrique
5. Laudelina Cláudia
6. Thai Lopes
7. Marina Elis
8. Karol Lopes
9. Guilherme Lopes
10. Celsinho Steve
11. Roberta Gomes Miranda
12. Naldo Calazans
13. Aline Cunha
14. Anna Carvalho Diamante
15. Angelica Paes
16. Eliane Gonçalves
17. Elizabeth Gomes
18. Ivone Landim
19. Klem Machado
20. Leonardo Rocha
21. Luiz Coelho Medina
22. Marcio Rufino
23. Maria Luiza Spataro
24. Pedro Ferreira
25. Rafael Diamante
26. Robert Souza Leite
27. Tatiana Machado
28. Tony Ribeiro
29. Viviane Barroso
30. Jota Carvalho (prefácio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Post Bottom Ad

Pages