Tomógrafo do Hospital Municipal de Belford Roxo faz 200 exames por dia - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

terça-feira, setembro 14, 2021

Tomógrafo do Hospital Municipal de Belford Roxo faz 200 exames por dia


Com uma média de 800 atendimentos diários (Deste total, 100 são de ortopedia e 100 de pediatria), o Hospital Municipal de Belford Roxo, no bairro Piam, ganhou no último mês um grande aliado para aperfeiçoar e melhorar ainda mais os exames dos pacientes. Um tomógrafo de última geração foi instalado na unidade. O equipamento tem capacidade para fazer até 200 exames por dia. De acordo com a direção do Hospital Municipal, as tomografias mais solicitadas são de tórax, crânio e abdômen. O resultado e o laudo saem no mesmo dia.

O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, enfatizou que o tomógrafo agiliza os atendimentos, pois os exames são feitos em poucos minutos e o laudo emitido em poucas horas, no mesmo dia. “É um equipamento de grande utilidade dentro do Hospital Municipal, que tem uma demanda muito grande. Mas a rede de saúde está toda estruturada e estamos conseguindo suprir todas as necessidades”, arrematou.



O diretor - médico Carlos Durval Morelli (responsável pelo Hospital Municipal e pelas UPAs do Bom Pastor e Lote XV) explicou que a tomografia fica pronta em poucos minutos. A imagem é enviada por internet para uma central com médicos de plantão, que em menos de uma hora já emitem o laudo. “Esse serviço agiliza muito o trabalho dos profissionais, pois o tempo é muito importante em determinados casos. Temos muita procura por tomografia, mas esse equipamento agiliza tudo em poucos minutos”, destacou Morelli, ao lado da coordenadora de Radiologia, Estefania Hancio.

Orientação por vozes

Durante o exame a pessoa deita na máquina. Através de voz pré-gravada, o equipamento vai instruindo o paciente com mensagens como: “Encha o peito de ar e segure” ou “Respire normalmente”. O aposentado Dejair dos Santos, 67 anos, utilizou o equipamento para fazer tomografias do tórax, crânio e abdômen. De uma sala, Estefania Hancio vai observando e já selecionando as imagens que serão enviadas à central de laudos.

“É muito rápido, pois pelo próprio computador pode selecionar as melhores imagens que serão enviadas. Normalmente, em menos de uma hora recebemos o laudo”, resumiu Morelli, destacando que o Hospital Municipal atende nas especialidades de ortopedia, pediatria, clínica geral e buco maxilo facial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675


Post Bottom Ad

Pages