Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Caminhão da Mamografia chega a Nilópolis

quinta-feira, outubro 14, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

O Caminhão da Mamografia estacionou nesta quinta-feira (14/10) no Parque de Eventos de Nilópolis, no bairro Frigorífico. Iniciativa da Prefeitura junto ao SUS, oferece às mulheres nilopolitanas exames como mamografia, densitometria, ultrassonografia e ecocardiograma. A equipe prevê o atendimento de 200 pessoas por dia, até o próximo sábado. Todas as pacientes já estão cadastradas pelo Sistema de Regulação e foram contatadas por telefone.

A presença do veículo é para marcar a campanha Outubro Rosa, mundialmente conhecida, que busca a conscientização da população para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero. O prefeito Abraãozinho salientou a importância do autoexame pelas mulheres e também de, em caso de confirmação de alterações no seio, buscar exames complementares.

A secretária de Saúde, Lenise Monteiro, afirmou que o veículo estava com uma equipe que incluía três médicos para realizar os exames de ultrassonografia, densitometria óssea, ecocardiograma com doppler e mamografia. “A campanha Outubro Rosa é voltada principalmente para as mulheres, mas 1% dos casos de câncer de mama acontecem com homens”, observou, acrescentando que essa média é da Organização Mundial de Saúde.

“O prefeito está de parabéns por trazer esse caminhão para cá. Eu moro aqui em frente ao parque e, quando vi o veículo, torci para que viesse nos atender. Estava agendada há um tempão e pude fazer o exame de mamografia aqui”, afirmou, cheia de alegria, a auxiliar de serviços gerais Maria Antônia Coimbra, 52 anos, que atualmente está desempregada.

Cuidadora de idosos, Marli José Rocha, 60 anos, mora no Centro, fez uma ultrassonografia transvaginal e pegou o resultado na hora. “Esse exame foi solicitado pelo médico, no Posto Central, e eu precisaria esperar até o próximo ano. Por causa da pandemia, não fazia esse exame há mais de dois anos”, contou.

Maria Ana da Silva, 67 anos, é pensionista do Corpo de Bombeiros e costuma fazer sua mamografia no Hospital da corporação. Frequentadora da Casa da Mulher Nilopolitana, onde pratica ginástica, soube lá da chegada do veículo e compareceu ao local e não deixou passar a oportunidade de realizar seu exame.

Darlécia Marques, 52 anos, fez o preventivo no Posto Manoel Reis e a acompanhou até o Parque de Eventos. Para que ela pudesse fazer a mamografia, o filho mais velho teve que ficar com os dois irmãos autistas. “ A vinda desse caminhão é uma mão na roda para nós. Que bom que a prefeitura está fornecendo esse serviço”, agradeceu.

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar