Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Cristo Redentor, hoje, é um senhor que completa 90 anos; veja imagens do início da história

terça-feira, outubro 12, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

Hoje o maior monumento do Estado do Rio de Janeiro e uma das 7 maravilhas do mundo, completa 90 anos. O Cristo Redentor, além de atrair milhares de visitantes, é um local de fé e peregrinação. De braços abertos e acolhendo todo o Rio, a estátua está localizada no topo do Morro do Corcovado a 709 metros sobre o nível do mar.

Esse é um dos pontos turísticos do Brasil mais amado e visitado pelos turistas de todo o mundo.

Homens e mulheres ajudaram a erguer este monumento, que em suas 9 décadas, muitas coisas mudaram sob seus braços abertos. Muitas histórias foram escritas. A história do Corcovado data do século XVII, quando o pico da montanha foi rebatizado de Corcovado, devido a sua forma que lembraria uma corcunda (corcova). Em 1824, dois anos após a independência do Brasil, Dom Pedro I lidera uma expedição ao topo do Corcovado e 35 anos mais tarde, em 1859, o padre Pedro Maria Boss sugere à Princesa Isabel que seja construído um monumento religioso no alto do Corcovado.

Em 1882 Dom Pedro II autoriza a construção da Estrada de Ferro do Corcovado, que começa a funcionar em 1884 no trecho Cosme Velho Paineiras. Um ano mais tarde é inaugurado o trecho final da estrada de ferro, ligando as Paineiras ao topo do morro. A extensão total da ferrovia é de 3800 metros.

Somente em 1921 é retomada a idéia do Padre Maria Boss de construir um monumento, para comemorar o centenário da independência do Brasil.

A pedra fundamental da construção é lançada em 4 de Abril de 1922. Em 1923 é realizado um concurso para a escolha do monumento a ser construído e o projeto vencedor é do engenheiro Heitor da Silva Costa. Finalmente, em 1931 é inaugurada oficialmente a Estátua do Cristo Redentor. O desenho da estátua é de Carlos Oswald e a execução do escultor francês Paul Maximilian Landowski.

“O Cristo redentor foi erguido com o dinheiro de uma campanha de arrecadação de fundos. Essa campanha, que envolveu a igreja católica, pessoas físicas e algumas empresas, durou quase uma década. A história de que o Cristo veio da França, doado pelo governo de lá, é um mito que muita gente tende a repetir erradamente por aí” esclarece Maurício Santos.

O monumento começou a ser construído em 1926 / Fotos: Acervo público

A obra ficou pronta e foi inaugurada no ano de 1931

A cabeça e as mãos do Cristo foram confeccionadas em Paris, pelo artista Paul Landowsky

Dentro do Cristo Redentor há um coração de 1,30m, estilizado de acordo com a imagem do Sagrado Coração de Jesus

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

12/10/2021

Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar