Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Curso de Cuidadora de Idosos: aula inaugural em Mesquita

sexta-feira, outubro 08, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada

As mulheres do município têm cada vez mais a oportunidade de se profissionalizar no Espaço da Mulher Mesquitense. Prova disso é que as 50 alunas inscritas para o curso de Cuidadora de Idosos tiveram a primeira aula na manhã da última quarta-feira, dia 6 de outubro. Segundo Silvania Almeida, coordenadora municipal de Políticas para Mulheres, mais de 200 mesquitenses já foram certificadas nessa área desde que a formação profissionalizante foi implantada em Mesquita, em 2019. Assim, essa já é a 5ª turma do curso.

“Ficamos extremamente felizes em poder cooperar em prol dessas mulheres. Muitas delas, inclusive, já conseguiram emprego e a independência financeira após realizar não só esse curso, mas outros que também são oferecidos aqui no Espaço da Mulher Mesquitense”, ressalta Silvania.

O objetivo do curso, além de incentivar o empoderamento e a participação social, é principalmente qualificar essas mulheres e ser um importante degrau na busca de oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, também é um suporte para profissionais da área que procuram adquirir mais conhecimento e aperfeiçoar novas técnicas.

É o caso da mesquitense Fabíola Oliveira, de 26 anos. Técnica de enfermagem e socorrista, ela buscou o curso de Cuidadora de Idosos para agregar conhecimento à sua área. “Vi, nas redes sociais da prefeitura, que as inscrições para o curso estavam abertas. Tenho muito conhecimento sobre a área da enfermagem em si, mas quero agregar e ter uma qualificação mais aprofundada para também poder cuidar do idoso”, explica.

As alunas dessa segunda turma do ano terão encontros todas as quartas e sextas-feiras, das 9h ao meio-dia, com previsão de conclusão para dezembro. As aulas serão ministradas por professores especializados da área da saúde, como nutricionistas, enfermeiros, profissionais de educação física, por exemplo, além de outros. E, por meio do material didático oferecido às alunas, serão ensinados os conteúdos teóricos e práticos necessários para esta formação.

“O idoso precisa de uma atenção especial e esbarramos com muitas dificuldades para encontrar pessoas que estejam capacitadas para isso. Então, quando capacitamos essas mulheres, estamos levando mais qualidade para esses idosos”, explica Lene Oliveira, profissional de Educação Física e uma das professoras.

Espaço da Mulher Mesquitense

Localizado na Rua Libânia 195, na Vila Emil, o Espaço da Mulher Mesquitense também oferece outras atividades. Ali, além do curso de Cuidadora de Idosos, há turmas para Cabelereira, Design de Sobrancelhas, Depilação e Barbeira. Para se inscrever em uma das atividades, é necessário ter mais de 16 anos, apresentar comprovante de residência, CPF e documento de identidade. Para o curso de Cuidadora de Idosos, em específico, é exigido que a interessada tenha 18 anos e já tenha cursado integralmente o Ensino Fundamental.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar