Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Policlínica Neuza Brizola e UBS Santa Marta realizam ações do Novembro Azul, em Belford Roxo

quinta-feira, novembro 25, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada
Fotos: Rafael Barreto/PMBR

Todos pela vida em Belford Roxo. A Policlínica Neuza Brizola e a Unidade Básica de Saúde - UBS Santa Marta realizaram ações de conscientização sobre o Novembro Azul, mês mundial de prevenção ao câncer de próstata. Durante o encontro, médicos, enfermeiros e abordaram temas de autocuidado com o público masculino e modos de prevenção como a alimentação saudável, prática de exercícios físicos e exames contínuos. Preservativos masculinos e femininos foram distribuídos nos postos.

De acordo com o médico Mauro Reis, as palestras são estratégias de combate ao câncer de próstata para que os homens possam visitar uma unidade de saúde e tirar as dúvidas. “Pacientes com 45 anos de pele negra que tenham histórico de câncer na família ou com mais de 50 anos estão convidados para fazer o exame. Um dos testes é o PSA, realizado através de uma coleta pequena de sangue. Em caso de alteração, encaminhamos para o Urologista para que ele possa verificar a próstata", argumentou Mauro Reis.

O psicólogo Júlio Cezar é especialista em Psicologia Existencial e atende em diversas unidades do município. O profissional ressaltou os pontos positivos dos momentos de conscientização para que os homens possam vencer o medo. “Cuidar é importante, principalmente criar pontes de aprendizados na sociedade para diminuir os preconceitos. Dessa forma, as pessoas receberão a oportunidade de estar mais à vontade, consciente da própria vida e saúde. O homem pode conhecer o seu corpo, que não é um objeto. A ideia de saúde preventiva ainda é um desafio”, afirmou Júlio.

Exames com frequência

Para o encanador Nemias Moreira, 68 anos, perder o medo é a melhor alternativa para vencer a doença. “Eu faço os exames todo o ano. O homem precisa se cuidar, se preocupar com a saúde porque o câncer é fatal. O trabalho da prefeitura é fundamental nesse sentido. As recomendações e as palestras são essenciais, buscar as orientações também. Ano passado eu me descuidei, mas esse ano eu voltei, devemos buscar por melhorias para o nosso bem-estar”, disse Nemias.


Quem também faz os exames com frequência é o funcionário público Wildmark da Silva, 63, que tem os exames em dia. “No ano retrasado eu fiz o exame, mas algo tem me incomodado. A Maioria dos homens não têm entendimento sobre o assunto, as explicações ajudam a melhorar a saúde da população masculina para que todos sejam saudáveis. O meu conselho é que os homens não tenham medo”, resumiu Wildmark, que participou da ação na UBS de Santa Marta.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Publicado em 25/11/2021
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar