Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Mesquita já conta com 13 quilômetros de cabos instalados de fibra óptica

A prefeitura está expandindo, ainda mais, o alcance tecnológico de Mesquita. Novos cabos de fibra óptica foram colocados em sete bairros do município.

sexta-feira, dezembro 03, 2021

/ by Jornal Destaque Baixada


A prefeitura está expandindo, ainda mais, o alcance tecnológico de Mesquita. Novos cabos de fibra óptica foram colocados em sete bairros do município. Agora, a cidade também está implementando painéis solares e racks nos postes de luz. Essas instalações são parte do processo de construção do Centro de Controle Operacional de Mesquita (CCO).

O CCO será uma base de monitoramento de segurança. Através de câmeras, que serão instaladas já no mês de dezembro para teste, Mesquita poderá trabalhar tanto na prevenção quanto no combate à violência.

Obras e instalações

Enquanto as obras do prédio de segurança ainda não terminam, a equipe de Tecnologia da Informação prossegue com a inspeção da colocação dos postes e dos ajustes dos equipamentos eletrônicos. Até o presente momento, cerca de 13 quilômetros de fibra óptica foram espalhados por Mesquita, em sete bairros da cidade. Entre eles estão Juscelino, Santo Elias, Jacutinga, Centro, Banco de Areia, Chatuba e Edson Passos.

“Na próxima semana, iniciaremos a instalação das câmeras iniciais. Por isso, temos equipes nas ruas colocando, também, baterias inversoras que farão fusão de rota para a iluminação dos postes em que elas ficarão”, explica o operador de fibra óptica e supervisor externo do projeto, Rogério Cunha.

Outro equipamento essencial para o funcionamento do Centro de Controle Operacional são os painéis solares. Eles foram colocados no lugar dos tradicionais relógios de luz e serão importantes para a alimentação das câmeras do município, de forma sustentável e eficiente.

“Apesar de levarem o nome de painéis solares, esses equipamentos carregam até mesmo com a luz refletida pela lua. Elas recebem até 160 watts por hora e, assim, garantem que as câmeras nunca vão estar desligadas”, acrescentou Rogério.

O CCO tem previsão de inauguração para o segundo semestre de 2022. Com a previsão do funcionamento de 40 câmeras, o projeto afetará diretamente na redução de delitos praticados no município e arredores. O que, portanto, inclui as principais vias modais, as divisas com Nilópolis e Nova Iguaçu e as saídas para a Rodovia Presidente Dutra e Via Light.

TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Publicado em 03/12/2021
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar