Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Belford Roxo debate prevenção da gravidez na adolescência

quinta-feira, janeiro 13, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, através do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), convocou uma reunião intersetorial para discutir as ações para a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência (1 a 8 de fevereiro). Secretários e técnicos de outros setores tiveram a oportunidade de sugerir e opinar sobre possíveis ações. A primeira dama do município e deputada federal Daniela do Waguinho foi convidada para o bate-papo.

A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta para a América Latina, com 400 mil casos por ano. Dados do Ministério de Saúde mostram que em 2014 nasceram 28.244 filhos de meninas entre 10 e 14 anos e 534.364 crianças de mães com idades entre 15 e 19 anos. A lei que institui a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi sancionada em 2019. Belford Roxo acredita na importância de falar sobre o tema e criar mecanismos para informar, sensibilizar e fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes, num processo que envolva a família e também o médico pediatra.

A partir desses dados, a responsável pelo programa, Cristhiane Borges, destacou que a reunião foi pensada para alinhamentos de ações. “Quando falamos em gravidez na adolescência, pensamos logo em planejamento reprodutivo. Acredito nele como uma ferramenta de transformação. Por isso, estamos com a ideia de fazer um trabalho intersetorial de conscientização e informação”, explicou.




Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar