Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Céu muda de cor no Rio e na Baixada após fumaça de vulcão de Tonga chegar ao Brasil; VÍDEOS

sexta-feira, janeiro 28, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

A fumaça do vulcão de Tonga, no Pacífico Sul, viajou por quilômetros até chegar ao Brasil. Os efeitos da nuvem mudou a cor do céu das cidades brasileiras, incluindo o Rio de Janeiro.

Moradores da Baixada Fluminense, também foram supreendidos pela mudança da cor rocha, rosa e até laranja. Os efeitos devem durar mais alguns dias. Mas porque ocorreu esta mudança? Tem um motivo e a reportagem vai explicar.

Já se passaram mais de dez dias após a erupção e o fenômeno pôde ser sentidos na região Sudeste do Brasil. Os gases lançados na atmosfera chegaram aos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, deixando o céu de algumas cidades com uma coloração especial em tons de rosa e roxo entre as nuvens, enquanto o Sol nascia.

O vulcão submarino entrou em erupção em 15 de janeiro, provocando um grande tsunami no Pacífico Sul, e lançando uma coluna de fumaça que atingiu 40 km de altura – cinco vezes o tamanho do Monte Everest. A fumaça expelida percorreu cerca de 13 mil km até o céu do Rio.

O vulcão expeliu materiais como dióxido de carbono. Transformado em sulfato, o composto ao entrar em contato com a luz solar acaba tingindo o céu com uma coloração diferente. Cientistas da Nasa concluíram que a força da erupção superou a potência da bomba atômica lançada sobre Hiroshima, no Japão, em 1945.

Segundo eles, os impactos provocados pelo fenômeno foram 100 vezes maiores do que pelo explosivo. A tendência, segundo o ClimaTempo, é de que o fenômeno continue a acontecer nos próximos dias.




TEM INSTAGRAM? SEGUE A GENTE CLICANDO AQUI

Publicado em 28/01/2022
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar