Japeri ocupa o terceiro lugar como a melhor saúde básica da Baixada Fluminense - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

15/02/2022

Japeri ocupa o terceiro lugar como a melhor saúde básica da Baixada Fluminense



Japeri é destaque em Atenção Primária à Saúde e ocupa o 3º lugar do Ranking Previne Brasil entre os municípios da Baixada Fluminense, com 4,16 pontos nos últimos quatro meses de 2021. O programa é o novo modelo de financiamento do Ministério da Saúde, que é por onde a cidade recebe recursos para investimentos na área com base no desempenho e na qualidade dos serviços oferecidos aos moradores.

No ranking da Baixada Fluminense Mesquita e Magé ocupam os primeiros lugares, respectivamente. Japeri ocupa o terceiro lugar ficando a frente de outros municípios como Duque Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, Itaguaí, entre outras cidades.

Japeri teve um bom desempenho especialmente no indicador de cobertura vacinal de poliomielite e pentavalente com 100% de aproveitamento, acima da meta estabelecida pela gestão municipal.

O programa avalia indicadores referentes a ações de estratégicas de pré-natal, saúde da mulher e da criança e doenças crônicas, sendo eles: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal, realização de exames para sífilis e HIV e atendimentos odontológicos, coberturas de exames citopatológicos e vacinas de poliomielite inativada e de pentavalente e percentuais de pessoas hipertensas ou diabéticas atendidas.

A rede de Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada da população e o centro articulado do acesso dos pacientes ao Sistema Único de Saúde (SUS). Funcionando em sistema ambulatorial, sua principal atuação é na prevenção de doenças, além de diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação dos pacientes.

Em Japeri, há 10 unidades básicas, dois polos, um núcleo de apoio à saúde da família e uma academia de saúde. “Esse é o resultado de muito trabalho, organização e dedicação de toda equipe. Só no terceiro quadrimestre, registramos um aumento de 67,69% nos atendimentos na Rede de Atenção Básica, comparado ao mesmo período de 2020, graças ao planejamento para oferecer mais serviços à população”, comemorou a secretária municipal de Saúde, Drª Ana Luiza Affonso.

Para receber atendimento nesses locais, é necessário realizar um agendamento. Para isso, compareça à unidade de saúde mais próxima de casa, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

©2022 I Todos os direitos são reservados ao Jornal Destaque Baixada, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Pages