Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Queimados Lança programa Sanear Guandu

segunda-feira, fevereiro 14, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada
Foto: Lipe Soares

Nesta segunda-feira (14), aconteceu no bairro Fazendinha a Cerimônia de Lançamento do Programa Sanear Guandu. Projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (INEA) em parceria com a Prefeitura de Queimados, por meio de suas secretarias de Ambiente e Defesa dos Animais, Desenvolvimento Rural e Agricultura e do Comitê Guandu.

A secretária de ambiente e defesa dos animais, Andréa Loureiro, agradeceu pelos projetos e investimentos em saneamento em áreas rurais do município de Queimados: “Sou participante do comitê guandu há 15 anos e, é a primeira vez que a gente vê de fato os projetos serem executados aqui na nossa região”, destacou a Secretária


O Programa visa a melhoria da qualidade de vida e da água do rio Guandu, manancial que abastece cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, inclusive Queimados.

Na oportunidade, o Secretário Thiago Pampolha, responsável pela Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade pontuou: “Um projeto que não é engessado, que vai vir a campo pela equipe da Prefeitura, que vai buscar entender a realidade de cada um, projeto que vai agregar valor em cada residência, que tem o potencial de trazer dignidade e cidadania aos moradores da localidade”, disse Pampolha

"Estamos considerando com esse projeto, deixar de contribuir com quase dez milhões de litros de esgoto in natura chegando na Bacia do Guandu. O projeto irá melhorar a qualidade da água fornecida pela empresa Cedae, aumentando os ganhos”, completou o Secretário.

O Município de Queimados será beneficiado com mais de 2 milhões de investimentos em obras de soluções individuais para o tratamento de esgoto de mais de 500 residências e propriedades rurais, beneficiando mais de 2000 munícipes.

O prefeito Glauco Kaizer agradeceu pelos investimentos no município e pela parceria com o governo do Estado em um projeto tão importante para os bairros que serão beneficiados dentro da cidade de Queimados: "Cada sistema vai ser elaborado de forma conjunta com cada família, que serão ouvidas para que seu problema de esgoto seja resolvido. A gente sabe que é saneamento básico, mas os efeitos não são básicos. São complexos, porque você tem desde o aspecto da saúde, melhor aproveitamento escolar das crianças e até um condicionamento profissional melhor. Tudo isso está dentro dessa arquitetura que o saneamento básico promove na vida das pessoas”, pontuou o prefeito.

O gestor ainda ressaltou a parceria com o Governador Cláudio Castro: “Agradecemos ao Governo do Estado Rio de Janeiro, na figura do governador Cláudio Castro, por fazer política pública voltada, de fato, para a população. Sem tempo a perder!", concluiu o prefeito.

Estiveram presentes no lançamento, o prefeito, Glauco Kaizer, acompanhado da primeira-dama, Cristiane Kaizer, a vice-prefeita Maíse Justo, o Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, os diretores do Comitê Guandu, Ana Asti, Subsecretária de Estado de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Marcelo Danilo - ANAGEA, a Secretária Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, Andréa Loureiro e o Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Carlos Castilho, além de outras autoridades do Estado e do Município.

Todo o investimento é oriundo do recurso da cobrança da água bruta (FUNDRHI), e tem o objetivo de melhorar a qualidade e a disponibilidade hídrica da população abastecida pela ETA Guandu. Em Queimados o projeto de saneamento rural será executado nas localidades da Fazendinha, Vila Americana, Chapadão, Vista Alegre e Jacatirão.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar