Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Em Caxias, Hospital municipalizado Adão Pereira Nunes inaugura novo centro de imagem com aparelhos de última geração

terça-feira, março 01, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada


Nesta quarta-feira, 02/03, a Prefeitura de Duque de Caxias inaugura o novo Centro de Imagem do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), que vai disponibilizar aos usuários os serviços de Ressonância Magnética, Tomografia e Raio-x digital, com aparelhos de última geração.

Entre os equipamentos do novo Centro de Imagem estão uma Ressonância Magnética de 1.5 Tesla, 32 canais, com capacidade de realizar entre 2.500 a 3.000 exames por mês e com todas as condições de atender a demanda interna e externa; e um Tomógrafo de 160 canais, podendo fazer todos os tipos de tomografias computadorizadas, inclusive as angio coronárias. Além disso, o equipamento pode fazer entre 9.000 a 13.000 exames por mês , o que proporciona mais rapidez e a agilidade que um hospital do porte do Adão Pereira Nunes necessita. O Tomógrafo que está sendo instalado tem capacidade de suportar até 300 quilos, podendo realizar exames de pessoas com obesidade. Aparelhos com essa capacidade são de difícil acesso na rede pública de todo o Estado.

Na oportunidade serão inaugurados também dois aparelhos de Raio-x com arcos em C, que são especializados para uso cirúrgico. Esses dois novos Raio-x vão fazer toda a parte de angiologia e neurologia da unidade. Além de ganhar os arcos em C, o HMAPN está recebendo novas placas DR e Notebooks, usados na radiologia digital.




Ao assumir a administração do HMAPN, no último dia 19 de janeiro, a Prefeitura de Duque de Caxias encontrou inoperante o aparelho de ressonância, que havia sido instalado quando a PMDC administrou a unidade no ano de 2020/2021. Desde que a organização social assumiu a gestão da unidade, o aparelho de ressonância foi trancado em uma sala, sem nunca ter sido usado, deixando milhares de pacientes sem esse importante serviço.

Outro problema encontrado pela Prefeitura de Duque de Caxias ao reassumir a administração da unidade foi a falta de aparelho de Tomografia. Ao assumir a nova gestão, o município encontrou um tomógrafo quebrado e outro obsoleto. Desde então, a PMDC colocou seus tomógrafos à disposição do Hospital Adão Pereira Nunes e todos os exames de tomografia solicitados na unidade estão sendo encaminhados para os dois Centros de Imagens da rede municipal, instalados no Hospital Municipal Dr Moacyr Rodrigues do Carmo (HMRRC) e no Hospital Municipal Duque.




Para o prefeito Washington Reis, a municipalização do Hospital Municipal Adão Pereira Nunes vem reforçar o compromisso da Prefeitura de Duque de Caxias e do Governo do Estado, em oferecer o melhor serviço de saúde para todo o cidadão fluminense.

"Estamos trabalhando muito para garantir o trabalho de excelência e o melhor atendimento para os pacientes do Hospital Adão Pereira Nunes. Agradeço ao governador Cláudio Castro pela confiança e com o seu apoio toda a unidade está sendo reformada e os equipamentos obsoletos estão sendo substituídos por modernos. A entrega do novo Centro de Imagem é mais um compromisso que assumimos e que estamos realizando. Mas é só o começo, pois vamos fazer muito mais para oferecer o melhor serviço de saúde para toda a população", destacou Washington Reis.




Além do novo Centro de Imagem, o Hospital Adão Pereira Nunes está passando por uma grande reforma geral, que inclui as áreas interna e externa, garantindo a instalação de um sistema de incêndio, dois elevadores, uma estação de tratamento de esgoto e de um sistema de captação de energia solar. O telhado também será reformado. Nas obras estão sendo investidos mais de R$ 30 milhões, graças a uma parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias e o Governo do Estado.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar