Mesquita tem natação para crianças com autismo - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

23/03/2022

Mesquita tem natação para crianças com autismo


Em Mesquita, a inclusão social e a acessibilidade vem se expandindo. Desde janeiro, o Espaço Convive, localizado em Santa Terezinha, deu os primeiros passos em um projeto de inclusão para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação garante aulas de natação para esse público, que é acompanhado por professores especializados na área.

Batizada de “Convive com um Autista”, a iniciativa incentiva o diálogo, o encorajamento de relações e a inclusão como um todo. Isso porque a ideia é não abraçar somente as crianças, mas também seus pais, responsáveis ou acompanhantes. Como ressalta Andréa Alves, coordenadora do Espaço Convive, é importante que eles vejam esse momento como uma oportunidade para se expressarem.

“Na inclusão de crianças com autismo em nossas atividades, incentivamos a prática física e a interação, respeitando sempre seus limites”, explica Andréa. “Com elas por perto, também acolhemos as famílias delas, de forma que tenham voz e troquem experiências sobre os desafios do cotidiano. Incluir é nosso lema e acolher é a nossa missão”, completa.

Para isso, na última semana, o local recebeu a primeira reunião de pais e responsáveis. Ainda segundo a coordenadora do Espaço Convive, a ideia é que as reuniões aconteçam semanalmente, proporcionando um ambiente de aproximação e estimulando o diálogo e a troca de experiências. Principalmente nos momentos mais delicados, como a descoberta do diagnóstico.

Acolhimento

Maria da Conceição, moradora de Santa Terezinha, é mãe do Davi, de 7 anos. Ela descobriu o diagnóstico do filho quando ele ainda tinha 3 anos. Desde então, os desafios são diários, mas ela afirma que diálogo, respeito e inclusão fazem a diferença nesse processo.

“Uma amiga me indicou o Espaço Convive e eu trouxe o Davi. Ele já fez a primeira aula de natação e ficou com um pouco de medo, mas os professores são pacientes e conduzem tudo com respeito e conversa. Ele também faz tratamento com fonoaudiólogo e psicólogo na Clínica da Família São José e tem evoluído bastante”, destaca Maria. “É difícil para as mães terem esse apoio hoje em dia. Então, com esse projeto, me sinto valorizada”, conclui.

Com isso, transformar o espaço em um equipamento onde a inclusão social se faz presente é o principal objetivo. Atualmente, o projeto tem oito crianças participando, mas a ideia é que esse número cresça.

Inscrições

As inscrições para as aulas de Natação no Espaço Convive devem ser feitas no CRAS Santa Terezinha, que fica na Rua Hélio Mendes do Amaral 220, e podem ser inscritas crianças de 7 a 14 anos. Os documentos necessários são laudo médico, CPF, comprovante de residência, foto 3x4 da criança e, caso o usuário tenha, número do NIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

©2022 I Todos os direitos são reservados ao Jornal Destaque Baixada, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Pages