Belford Roxo tem 11 unidades de saúde atendendo das 17h às 22h; veja quais são - Jornal Destaque Baixada

DESTAQUE

PUBLICIDADE

01/04/2022

Belford Roxo tem 11 unidades de saúde atendendo das 17h às 22h; veja quais são


O corre-corre do dia a dia impede muitas pessoas de terem acesso ao sistema de saúde. Tarefas como marcar uma simples consulta ficam em segundo plano. Visando cobrir essa defasagem e tentar buscar soluções para o problema, a Prefeitura de Belford Roxo aderiu ao Programa Saúde na Hora, do Governo Federal.

A medida facilitará a vida de quem trabalha, pois o município colocará 11 Unidades de Saúde da Família (USF) funcionando também em um horário especial (das 17h às 22h, de segunda a sexta-feira) para atender quem trabalha o dia todo e não tem tempo de ir ao médico. Duas dessas USFs (Sá Rego e Edir Gandra) abrirão também aos sábados, de 8h ao meio-dia. Outra (Dona Isaura), além do expediente normal, abrirá um sábado no mês, de 8h ao meio-dia. A expectativa é atender cerca de cinco mil pessoas por mês nessas 12 USFs. O atendimento é feito por um clínico geral.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, o objetivo do programa é “desafogar” o atendimento do Hospital Municipal e das UPAs do Lote XV e bom Pastor, pois as USFs terão um horário alternativo, fora do convencional. Para facilitar o atendimento, as consultas serão agendadas com os agentes comunitários de saúde. “É uma grande oportunidade para quem trabalha o dia todo é não tem como cuidar da saúde. Esse programa ajuda a universalizarmos a Saúde para que todos tenham acesso ao sistema”, explicou o secretário.


A professora Marineize Lopes, 50 anos, remanejou todo o seu dia para se consultar em seu intervalo, mas por imprevistos não conseguiu. Depois do trabalho ela passou na UBS Rosa Sá Lourenço da Silva já com a intenção de marcar a consulta para outro dia, mas acabou conseguindo atendimento depois do horário de expediente. "Tive a sorte de conseguir me consultar e de ser muito rápido. Esse projeto vai ao encontro das necessidades das pessoas que trabalham durante todo o dia. Faço questão de falar muito bem do atendimento e que funciona sim”, afirmou Marineize.


Além do atendimento noturno das 17h às 22h, a Policlínica Santa Maria também atende aos sábados. Carla Ribeiro dos Santos, 47, soube das consultas depois do horário e foi atendida no mesmo dia. “Muito bom saber sobre esse projeto que ajuda as pessoas que trabalham até tarde e não podem faltar o serviço”, resumiu. “Essas pessoas que não tem condições de ir ao médico no horário normal acabam deixando a saúde de lado. Por isso a necessidade desse projeto”, complementou Valter Rosa de Castro, 64, que trabalha na limpeza urbana.

Atenção primária

O Programa Saúde na Hora foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) em maio de 2019. O programa viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) em todo o território brasileiro.
O programa busca ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde por meio do funcionamento ou Unidades de Saúde da Família (USF) em horário estendido.

Veja as Unidades que irão funcionar no Programa Saúde da Hora com os respectivos dias atendendo em clínica geral

Segunda-feira

Santa Maria
Casemiro Meirelles
Edir Gandra
Dona Isaura
José Benachio
Malhapão
Sá Rego

Terça-feira

Dona Isaura
Edir Gandra
Sá Rego
Xavantes I e II
José Benachio
Parque Esperança
Recantus (Babi)

Quarta-feira

Casemiro Meirelles
Recantus Babi
Sá Rego
Edir Gandra
Jorge Benachio
Parque Esperança

Quinta-feira

Santa Maria
Casemiro Meirelles
Dona Isaura
Sá Rego
Edir Gandra
Vila São Luiz
Xavantes I e II
José Benachio

Sexta-feira

Santa Maria
Malhapão
Vila São Luiz
Edir Gandra
Dona Isaura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, informe nossa equipe 21 97629-7675

©2022 I Todos os direitos são reservados ao Jornal Destaque Baixada, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Pages