Responsive Ad Slot

MAIS RECENTES

Latest

Japeri terá a primeira Casa da Mulher Brasileira do estado do Rio

sexta-feira, julho 01, 2022

/ by Jornal Destaque Baixada

Japeri ganhará mais um equipamento que auxiliará mulheres em situação de violência. A prefeita Drª Fernanda Ontiveros lançou na manhã desta sexta-feira (01) a pedra fundamental da primeira Casa da Mulher Brasileira do Estado que terá sua sede em terras japerienses. A conquista se deu por meio de emenda parlamentar articulada pela deputada federal Rosangela Gomes, e terá recurso de R$ 1 milhão para sua construção, que já começa nos próximos meses.

O equipamento será administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho e funcionará no espaço onde seria a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), perto do campo do Golfe, em Engenheiro Pedreira. A unidade contará com atendimento humanizado às mulheres em situação de vulnerabilidade, e contará com delegacia especializada, juizado, triagem e acolhimento.

A prefeita Drª Fernanda Ontiveros celebrou a chegada deste segundo órgão que dará prevenção e assistência a mulheres vítimas de violência, algo que foi uma de suas promessas de campanha: Ser uma gestora que cuida das mulheres que infelizmente sofrem com esse descaso. Em dois meses de gestão inaugurou o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).

"A Casa da Mulher Brasileira é um projeto tão fundamental para nossa cidade. Me sinto muito honrada como a primeira mulher prefeita da cidade de Japeri em trazer esse equipamento para nossa cidade, a primeira a recebê-lo", disse a prefeita.

As equipes trabalharão empenhadas no combate a uma das problemáticas mais sérias de Japeri, uma vez que o município é um dos que mais registra casos de feminicídio, perdendo apenas para a Capital, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

CEAM

O primeiro equipamento a chegar a Japeri com foco no combate a violência contra a violência feminina foi o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM. Desde a sua inauguração, em março do ano passado, até os dias atuais, a unidade já registrou mais de 800 atendimentos. Lá, a vítima encontra lugar de escuta, orientação, encaminhamento para redes de proteção em diversas áreas, como a delegacia na necessidade de denunciar o agressor, além de encaminhamento para saúde, educação e ao CRAS, além de outros serviços.

É importante ressaltar para mulheres que sofrem violência não terem medo de denunciar. Disque 100.
Don't Miss
© 2015 - 2022 Jornal Destaque Baixada. Todos os direitos reservados
Destaque Baixada Jornal para ler e compartilhar